Publicado em Cuidados, Dicas

Entenda como o ar-condicionado melhora o bem-estar!

A qualidade do ar é algo fundamental para a nossa qualidade de vida. O Plano de Manutenção Orientação e Controle (PMOC), sancionado em janeiro de 2018, torna obrigatório o controle da qualidade do ar-condicionado no ambiente em que foi instalado. São previstas punições às empresas que não cumprirem os termos da lei, mantendo uma boa qualidade do ar. Isso, por si só, mostra a urgência do assunto.

O descaso com a sujeira do ar-condicionado pode causar enfermidades respiratórias que causam incômodos em nossos corpos e são capazes de comprometer atividades rotineiras. Assim, como pode prejudicar nosso cotidiano, interferindo na nossa disposição e até no nosso sono.

Quando o assunto é sono, tem-se dicas básicas como eliminar ruídos, diminuir as luzes, por meio de cortinas, deixar a sua cama aconchegante, mas uma diferente é regular a temperatura com um ar-condicionado. O equipamento é ideal para essa hora, já que é silencioso e mantém o clima do seu quarto sempre agradável, permitindo personalizar a temperatura do ambiente para deixá-lo sempre regulado ao seu gosto e necessidade.

Índice

Para aumentá-la

Para diminuí-la


Garanta o seu bem-estar!

Um ponto fundamental para a qualidade do ar é a umidade,que influencia diretamente a nossa saúde. Em níveis considerados ideais, ela contribui para melhorar a sensação de conforto. Por isso, separamos algumas sugestões para lidar com a umidade

Para aumentá-la

1. Use umidificador de ar

O aparelho contribui de forma eficaz para melhorar a umidade do ar e, apesar de ser elétrico, seu consumo de energia costuma ser baixo. A dica é deixá-lo ligado no quarto duas horas antes de dormir. Se for mantê-lo funcionando durante a noite, deixe a porta do cômodo aberta para que o ar circule.

2. Coloque uma bacia com água no ambiente

Uma bacia com água ou uma toalha molhada também ajudam bastante a melhorar a umidade do ar. Se você mantiver as janelas abertas ou o ventilador no modo exaustor, essa técnica funcionará melhor, quanto maior a superfície de contato entre a água e o ar, mais rápido ela evapora, umidificando o ambiente. Por este motivo é comum vermos fontes de água em praças públicas: elas contribuem para melhorar a aridez dos ambientes externos.

3. Tenha plantas dentro de casa

Outra estratégia eficaz para melhorar a qualidade do ar em casa é ter plantas. Elas podem ser usadas em vasos, jardins de piso ou de parede (verticais), e são responsáveis por liberar oxigênio e contribuir para umidificar o ambiente.

Para diminuí-la

4. Tenha um aparelho de ar-condicionado

ar-condicionado é um aparelho bastante eficiente no controle da umidade interna dos ambientes. Isso porque ele abaixa a temperatura do ar, retirando parte do vapor d’água em excesso.

A maioria dos modelos comercializados atualmente tem também a função desumidificar. Nesse caso, a máquina reconhece, retira e condensa a porcentagem do vapor d’água excedente. Assim, o vapor é transformado em água e depositado em um recipiente próprio, dentro do aparelho, o ar-condicionado também identifica quando o nível de umidade está ideal, desligando automaticamente o desumidificador.

5. Favoreça a circulação do ar

A ventilação natural é uma dica que funciona tanto para o ar seco quanto o úmido. No caso de regiões úmidas, deixar as janelas e portas favorece a circulação do ar e impede a proliferação de fungos. Além disso, contribui para a evaporação da umidade que fica retida nas paredes e pisos. Já no caso de locais secos, a circulação do ar auxilia na retirada de poeira, poluição e ácaros, que são causadores de doenças e infecções das vias respiratórias.

6. Pinte as paredes com tinta impermeabilizante

A umidade pode ficar retida nas paredes, provocando manchas, bolhas e descolamentos de cerâmicas. Fora isso, esse excesso de água também provoca o surgimento de mofos e até mesmo de lodo, por isso as tintas impermeabilizantes são uma boa saída.

Conseguiu compreender o quão importante é algo tão simples de se manter? Pois bem, agora que já explicamos a importância da qualidade doar, entre em contato conosco!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s