Publicado em Cuidados, Manutenção

Garanta a manutenção dos seus aparelhos

Não importa se você mora em casa ou apartamento, campo ou cidade grande, a manutenção da casa sempre exige cuidados contínuos. Por isso que você precisa saber como se planejar para fazer a manutenção preventiva dos itens da casa.

Então fizemos uma lista de quais itens cuidar, com um foco especial sobre os cuidados com o ar-condicionado.

Índice

Principais itens que precisam de manutenção

  1. Rede elétrica
  2. Instalações hidráulicas
  3. Paredes
  4. Ar-condicionado

Mas quais os cuidados necessários?

  1. Mantenha os filtros e dutos sempre limpos
  2. Lembre-se de higienizar o Split
  3. Proteja a unidade externa
  4. Evite deixar portas e janelas abertas com o ar-condicionado ligado
  5. Verifique todas as conexões do aparelho regularmente
  6. Contrate ajuda de um profissional especializado

Principais itens que precisam de manutenção

1.Rede elétrica

Todos sabem os riscos que a rede elétrica em mau funcionamento pode trazer. Além dos curtos-circuitos, se os equipamentos estiverem esquentando demais, isso oferece um perigo à sua família. Por isso, mantenha as tomadas atualizadas e peça que um técnico verifique se a fiação está em bom funcionamento. Não se esqueça de garantir que o quadro de distribuição de energia da casa está operando com a carga adequada.

2.Instalações hidráulicas

Já na rede hidráulica, os principais cuidados são com barulhos excessivos, vazamentos e infiltrações. Então, evite as reformas observando e fazendo a manutenção e limpeza de ralos, calhas, chuveiros e sifões. Uma forma de economizar é fazer a limpeza de alguns desses equipamentos você mesmo: limpe as calhas antes e depois da época de chuvas, chuveiros pingando, muitas vezes, podem ser resolvidos com uma troca da borracha da torneira. Ralos e sifões podem ser limpos regularmente, retirando impurezas que provocam os entupimentos.

3.Paredes

As paredes precisam ser observadas principalmente por conta de trincas, descascamento da pintura, manchas e bolhas. Essas duas últimas podem ser um sinal de umidade e infiltrações. As trincas superficiais geralmente são decorrentes de variações de temperatura, podem ser resolvidas com uma nova pintura, mas se permanecer no mesmo lugar, é recomendado obter ajuda profissional, pois pode significar problemas estruturais.

4.Ar-condicionado

Esse aparelho é responsável por melhorar a qualidade do ar na sua casa, garantindo a umidade e temperatura confortáveis. E para evitar problemas, tente realizar a manutenção do ar-condicionado semestralmente. Assim, ele poderá trabalhar com a vazão normal, sem exigir demais do aparelho, fazendo com que a durabilidade seja maior.

Mas quais os cuidados necessários?

Primeiramente, leia o manual do seu aparelho para ter certeza das recomendações de manutenção do fabricante.

1° Mantenha os filtros e dutos sempre limpos

Os filtros e dutos retêm poeira e fuligem ao longo de seu uso, permitindo a proliferação de fungos e bactérias, pode haver também acúmulo de água no aparelho, tornando-o um ambiente propício para eles.  Logo, realizar a limpeza garante a sua saúde, na medida em que essa poeira pode levar a doenças respiratórias.  Para isso, utilize um pano úmido e uma escova macia para realizar a limpeza e não se esqueça de desligar o aparelho da tomada antes de começar.

2° Lembre-se de higienizar o Split

Se o seu ar-condicionado é do tipo Split, a unidade interna precisa ser higienizada também. A falta de limpeza, tanto externa quanto interna, é uma das maiores causas da redução da durabilidade dos aparelhos, o acúmulo de sujeira pode chegar a obstruir a circulação do ar e isso diminui sua durabilidade. Para limpar o Split, basta um pano úmido. Porém, você deve retirar o painel e lavá-lo com água e sabão neutro. Lembre-se de não utilizar solventes químicos para não danificar seu aparelho.

3° Proteja a unidade externa

A unidade externa do ar-condicionado também precisa de cuidados. Por estar exposta, ela pode apresentar diversos danos ao longo do tempo. Você pode prevenir corrosões do sistema e o comprometimento do aparelho protegendo a condensadora.

4° Evite deixar portas e janelas abertas com o ar-condicionado ligado

Deixar aberturas no ambiente durante o uso do aparelho é a receita certeira para diminuir, e muito, a durabilidade do seu aparelho. Essa atitude prejudica o funcionamento do ar-condicionado, porque faz com que entre calor no ambiente enquanto a máquina trabalha arduamente para resfria-lo.

5° Verifique todas as conexões do aparelho regularmente

Se o ar-condicionado estiver pingando muito, fazendo barulhos ou resfriando pouco, provavelmente há problemas com ele. É recomendado que a máquina esteja ligada diretamente na rede principal, sem o uso de adaptadores e extensões. Além disso, verifique se as instalações encontram-se em bom estado de conservação.

6° Contrate ajuda de um profissional especializado

Se você não se sente seguro ou preparado para fazer a manutenção do ar-condicionado, não hesite em procurar um profissional especializado. Por outro lado, mesmo que você realize a vistoria periódica, é recomendado a contratação de um técnico para um cuidado mais rigoroso com o seu produto. Ele poderá desmontar o aparelho e procurar por erros específicos de cada modelo que nós, muitas vezes, negligenciamos.

  • Por fim, precisamos reforçar que fazer vistorias e manutenções preventivas no seu aparelho pode trazer muitos benefícios para a sua família, melhorando a qualidade do ar. Além disso, a economia de energia para a sua casa é expressiva quando o ar-condicionado está funcionando bem. Qualquer dúvida, conte conosco!

2 comentários em “Garanta a manutenção dos seus aparelhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s