Publicado em Ar-condicionado, Cuidados, Dicas, Manutenção

Qual a importância da manutenção do Ar Condicionado?

Um ar-condicionado tem em média uma vida útil de 15 anos e esse tempo está diretamente ligado à manutenção do equipamento, portanto ela pode variar. Coisas simples como acúmulo de poeira podem, além de danificar a máquina e causar odores indesejáveis, aumentar o consumo de energia. Pensando nisso, para evitar procurar empresas de conserto de ar condicionado, preparamos um texto com os principais tópicos sobre manutenção.

Índice

Por que é importante realizar a manutenção?

Manutenção Preventiva

Manutenção Corretiva

Quando devo realizar?

Importância de peças/ insumos de qualidade


Por que é importante realizar a manutenção?

limpeza filtro de ar

Realizar esse procedimento aumenta a vida útil do ar-condicionado, porque previne futuros problemas e falhas, impede que haja um consumo de energia desnecessário, garante o perfeito funcionamento do ar condicionado, maior durabilidade dos componentes e mantém a plena garantia do fabricante. Além de evitar problemas de saúde, como resfriados e alergias.

É importante ressaltar a Lei 13.589/2018 que tornou obrigatório a manutenção do sistema de Ar Condicionado em prédios públicos e particulares de uso coletivo, através do PMOC – Plano de Manutenção Operação e Controle (portaria 3.523/MS).

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva consiste basicamente em limpeza e checagem dos componentes do seu ar. Essa limpeza pode ser considerada a maior ação preventiva que pode-se tomar contra problemas e também a mais barata. É realizada com maior frequência, sendo considerada a base para um perfeito funcionamento do equipamento.

  • Não espere o seu equipamento parar de funcionar para checá-lo.

Mas como limpar o ar condicionado ?

Limpeza:filtro-de-ar

  • Dos filtros: retirando e lavando os mesmos (você mesmo pode fazer)
  • Do gabinete (com pano macio e seco)
  • Mangueira de drenagem
  • Trocador de calor
  • Serpentinas
  • Bandejas de condensado

Verifique se está tudo em ordem com:

  • O encaixe das aletas
  • Pilhas do controle
  • Isolamento da tubulação
  • Cabos elétricosgás-refrigerante
  • Capacitores
  • Gás: se não tem vazamentos
  • Umidificador

Se algum desses pontos estiver inadequado procure contratar um técnico.

Manutenção Corretiva

É uma análise do sistema devido a uma ocorrência ou pane no equipamento para em seguida realizar consertos necessários. É fundamental realizá-la de forma confiável, para isso procure empresas especializadas e credenciadas.

Quando devo realizar ?

A limpeza dos filtros pode ser feita mensalmente, mas no máximo a cada seis meses.

Normalmente a manutenção comercial é feita mais vezes que a residencial, onde há maior contaminação dos filtros e maior desgastes nos componentes. Ou seja, quanto mais intenso for o uso maior a necessidade da checagem.

E mesmo que o uso não seja constante, como no inverno, não deixe de cuidar, a manutenção pode ser feita com menor frequência, mas é preciso realizá-la, já que a sujeira continua acumulando.

  • Para o cumprimento do PMOC, exija que a manutenção seja devidamente documentada e assinada por um profissional qualificado. Mantenha arquivados o plano de manutenção, de forma a acompanhar as atividades realizadas no equipamento.

Importância de peças/ insumos de qualidade

peça-ar-condicionadoSempre coloque peças originais no seu equipamento, isso dá a certeza de não perder a garantia e uma segurança no funcionamento. Caso você realize a compra e troca de alguma peça, certifique a procedência da empresa que está vendendo para você, a Total Ar disponibiliza diferentes peças e insumos originais dos maiores fabricantes do mundo de ar condicionado, com entrega em todo Brasil.  No caso da contratação de uma empresa para realizar a manutenção confirme a qualidade dos materiais utilizados.

Gostou? Surgiu alguma dúvida? Entre em contato conosco: ficaremos felizes em ajudá-lo! E não se esqueça de guardar o manual de instruções e a nota fiscal do seu equipamento.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s