O transformador de energia é um dispositivo que transmite potência ou energia elétrica entre diferentes circuitos. É responsável por baixar ou aumentar a tensão e a corrente elétrica, é muito comum em postes de luz e em outros sistemas elétricos em geral.
Perguntas como “pra que servem?” ou “Posso usar um transformador no meu ar-condicionado?” são recorrentes, portanto preparamos um texto com os principais pontos sobre o transformador.
Índice
Para que serve um transformador?
Posso usar um transformador no meu ar-condicionado?
O que acontece se eu ligar o meu ar-condicionado de 220V em uma tomada de 110V?
Para que serve um transformador?
Esse equipamento é usado, por exemplo, para abaixar o potencial da corrente elétrica que é conduzida nos postes de luz para as casas, já que as tomadas das casas brasileiras têm uma tensão menor, de 110V e 220V. Em circuitos de consumo de energia, como é o caso residencial, a tensão é baixa e se a potência for alta pode ocorrer uma descarga elétrica. Ou seja, um transformador controla para que não haja sobrecarga de um circuito.
Como funciona?
O transformador opera por meio da indução eletromagnética, ou Lei de Faraday, que diz que ao produzirmos uma variação do fluxo magnético um campo deverá surgir opondo-se a essa variação.
É composto por duas ou mais bobinas, que são fios de cobre com diferentes números de voltas e enrolados ao redor de um núcleo metálico, geralmente de ferro.
Uma bobina é denominada primária (entrada) e a outra secundária (saída). A primeira é ligada a um gerador de força eletromotriz alternada que forma uma corrente de intensidade variável e induz a formação de um campo magnético que é estendido até a secundária e gera uma corrente elétrica. Apenas um campo magnético variável pode gerar uma corrente elétrica, por isso um transformador é uma rede com corrente alternada. Transformadores com duas bobinas de saída alimentam dois circuitos diferentes.
Se ele abaixa uma tensão automaticamente aumenta a intensidade da corrente de saída para manter a potência constante. Um cálculo simples da potência é: P=U.i, onde U= tensão elétrica e i=intensidade da corrente.
- As bobinas são cobertas de verniz que serve como um isolante.
Tipos de transformadores:
De corrente: abaixa a intensidade da corrente, transmite para redes que não suportam correntes altas;
De potencial: é o mais comum, abaixa ou aumenta o potencial elétrico de acordo com o número de enrolamentos das bobinas de distribuição;
De distribuição: usado em centros de usinas elétricas para distribuir a corrente;
De força: usado na geração de energia, serve para sistemas com altos níveis de potencial elétrico, como fornos industriais.
Posso usar um transformador no meu ar-condicionado?
Geralmente, os condicionadores de ar são fabricados em 220V, contudo alguns imóveis brasileiros têm tomadas com tensão de 110V.
Nesse caso, o ideal é pedir á sua concessionária de energia uma rede de 220V, ou até mesmo, fazer uma ligação de uma tomada de 220 V existente (por exemplo do chuveiro), para a tomada do ar condicionado.
O uso do transformador, de acordo com profissionais, traz riscos para o aparelho de ar-condicionado, podendo diminuir a vida útil e até estragá-lo. Principalmente, porque o tempo de vida do transformador é inferior ao do ar e caso não o troque ele pode sobrecarregar o seu sistema, além disso, o consumo de energia do equipamento será superior com o uso desse dispositivo e pode ocorrer um curto circuito. Os fabricantes não recomendam seu uso e não reconhecem a garantia em caso de defeito no aparelho.
O que acontece se eu ligar o meu ar-condicionado de 220V em uma tomada de 110V?
Ligar o seu equipamento em uma rede com tensão menor não trará um problema imediato, como é apenas metade da força necessária para o funcionamento o compressor não liga e por isso a máquina não gela o ambiente, apenas ventila. Contudo, se usar assim por muito tempo o compressor ficará forçando e consequentemente queimar. Mas o contrário, ligar um equipamento 110V numa tomada 220V queimará instantaneamente a máquina.
Lembre-se o ar-condicionado já exige muito da rede por si só, então se existir dúvidas, procure um eletricista profissional antes mesmo de instalar o seu condicionador de ar.
Quer saber mais sobre o assunto? Fale com a gente e tentaremos te ajudar!