Dar uma atenção especial às peças do seu ar-condicionado é fundamental, por isso preparamos uma série de textos únicos sobre algumas das principais peças, o primeiro, sobre capacitores, você pode dar uma olhada aqui.
O compressor é a peça fundamental do equipamento, é como o coração do ar-condicionado, pensando nisso destacamos os pontos mais importantes, como: a função, prevenção de defeito e como realizar a compra adequada.
Índice
Qual a função do compressor de ar condicionado?
Tipos de compressores no mercado:
- Compressor Rotativo
- Compressor Alternativo
- Compressor Scroll
- Compressor Parafuso
- Compressor Centrífugo
Quais as consequências se o compressor não funcionar?
O que é preciso para comprar o compressor certo?
Qual a função do compressor de ar condicionado?
Ele é o responsável por receber e comprimir o gás (fluído refrigerante) vindo da evaporadora e em seguida bombear o mesmo para o condensador onde é realizada a troca de calor o que possibilita gelar o ambiente, sendo uma das peças mais caras.
Tipos de compressores no mercado:
Existem diversos compressores, mas apenas cinco são utilizados na refrigeração.
Compressor Rotativo: trata-se de um rotor excêntrico que gira dentro de um cilindro, é o mais econômico e silencioso. Usado nos modelos de Janela e Split, e com capacidade até 30.000 BTUs.
- Rotativo inverter: a tecnologia inverter no compressor controla a velocidade da rotação, diminui a frequência e evita picos de energia, o que reduz o consumo de energia.
Compressor Alternativo: nesse a compressão do gás é feita por um pistão, semelhante ao motor de um automóvel, por isso emite mais barulho e tem um gasto de energia maior. Também usado nos modelos de Janela e Split, com capacidade até 30.000 BTUs.
Compressor Scroll: formado por duas partes em espiral, uma fica fixa enquanto a outra gira, tem pouco ruído e alta eficiência energética. Geralmente usado em Chiller e equipamentos de grande porte, com capacidade acima de 24.000 BTUs.
Compressor Parafuso: consiste em dois eixos em formato de parafuso interligados que giram em direção opostas, o gás é comprimido entre os parafusos, é utilizado em equipamentos de grande porte e na refrigeração comercial. Normalmente usados em Chillers.
Compressor Centrífugo: o fluído é comprimido em um propulsor de alta velocidade e muitas pás, é adequado quando se deseja uma faixa mais ampla do fluxo de ar.
O que pode estragá-lo?
A falta de manutenção, principalmente a preventiva, é a forma mais comum de estrago. Piques de energia, vazamentos de gás, curtos circuitos e transporte inadequado também podem ocasionar danos ao compressor, todas as vezes que trocar o compressor, remenda-se também a troca do capacitor.
Outro ponto é que em compressores trifásicos se a fase inverter pode queimar.
Quais as consequências se o compressor não funcionar?
Quando essa peça para, o ar-condicionado passa a apenas a gelar e a evaporadora funciona apenas como um ventilador comum.
O que é preciso para comprar o compressor certo?
É preciso saber:
- Tipo de gás do seu equipamento, por exemplo Gás R410;
- Certificar-se da voltagem, por exemplo 220 V;
- Saber se é inverter ou convencional;
- E também a capacidade, por exemplo 9.000 BTUs. Normalmente equipamentos com capacidade acima 36.000 BTUs é preciso o compressor Scroll, abaixo disso o mais utilizado é o rotativo.
Tendo essas informações em mãos procure uma loja de peças autorizadas, para garantir uma compra de qualidade. Não se esqueça de exigir o certificado de garantia e marcas renomadas no mercado.
É muito importante procurar bons profissionais para mexer com o seu equipamento, dessa forma você não corre o risco de danos na máquina, a Total Ar vende peças originais, com garantia de qualidade.
E aí, gostou? Tem alguma dúvida que não esclarecemos aqui? Conta pra gente nos comentários.