Publicado em Ar-condicionado, Cuidados, Manutenção

Qual a importância do Compressor?

Dar uma atenção especial às peças do seu ar-condicionado é fundamental, por isso preparamos uma série de textos únicos sobre algumas das principais peças, o primeiro, sobre capacitores, você pode dar uma olhada aqui.

O compressor é a peça fundamental do equipamento, é como o coração do ar-condicionado, pensando nisso destacamos os pontos mais importantes, como: a função, prevenção de defeito e como realizar a compra adequada.

Índice

Qual a função do compressor de ar condicionado?

Tipos de compressores no mercado:

O que pode estragá-lo?

Quais as consequências se o compressor não funcionar?

O que é preciso para comprar o compressor certo?


Qual a função do compressor de ar condicionado?

Ele é o responsável por receber e comprimir o gás (fluído refrigerante) vindo da evaporadora e em seguida bombear o mesmo para o condensador onde é realizada a troca de calor o que possibilita gelar o ambiente, sendo uma das peças mais caras.

Tipos de compressores no mercado:

Existem diversos compressores, mas apenas cinco são utilizados na refrigeração.Compressor-Rotativo

Compressor Rotativo: trata-se de um rotor excêntrico que gira dentro de um cilindro, é o mais econômico e silencioso. Usado nos modelos de Janela e Split, e com capacidade até 30.000 BTUs.

  • Rotativo inverter: a tecnologia inverter no compressor controla a velocidade da rotação, diminui a frequência e evita picos de energia, o que reduz o consumo de energia.

Compressor-AlternativoCompressor Alternativo: nesse a compressão do gás é feita por um pistão, semelhante ao motor de um automóvel, por isso emite mais barulho e tem um gasto de energia maior. Também usado nos modelos de Janela e Split, com capacidade até 30.000 BTUs.

scrollCompressor Scroll: formado por duas partes em espiral, uma fica fixa enquanto a outra gira, tem pouco ruído e alta eficiência energética. Geralmente usado em Chiller e equipamentos de grande porte, com capacidade acima de 24.000 BTUs.

Compressor-ParafusoCompressor Parafuso: consiste em dois eixos em formato de parafuso interligados que giram em direção opostas, o gás é comprimido entre os parafusos, é utilizado em equipamentos de grande porte e na refrigeração comercial. Normalmente usados em Chillers.

Compressor-CentrífugoCompressor Centrífugo: o fluído é comprimido em um propulsor de alta velocidade e muitas pás, é adequado quando se deseja uma faixa mais ampla do fluxo de ar.

O que pode estragá-lo?

A falta de manutenção, principalmente a preventiva, é a forma mais comum de estrago. Piques de energia, vazamentos de gás, curtos circuitos e transporte inadequado também podem ocasionar danos ao compressor, todas as vezes que trocar o compressor, remenda-se também a troca do capacitor.

Outro ponto é que em compressores trifásicos se a fase inverter pode queimar.

Quais as consequências se o compressor não funcionar?

Quando essa peça para, o ar-condicionado passa a apenas a gelar e a evaporadora funciona apenas como um ventilador comum.

O que é preciso para comprar o compressor certo?

É preciso saber:

  • Tipo de gás do seu equipamento, por exemplo Gás R410;
  • Certificar-se da voltagem, por exemplo 220 V;
  • Saber se é inverter ou convencional;
  • E também a capacidade, por exemplo 9.000 BTUs. Normalmente equipamentos com capacidade acima 36.000 BTUs é preciso o compressor Scroll, abaixo disso o mais utilizado é o rotativo.

Tendo essas informações em mãos procure uma loja de peças autorizadas, para garantir uma compra de qualidade. Não se esqueça de exigir o certificado de garantia e marcas renomadas no mercado.

É muito importante procurar bons profissionais para mexer com o seu equipamento, dessa forma você não corre o risco de danos na máquina, a Total Ar vende peças originais, com garantia de qualidade.

E aí, gostou? Tem alguma dúvida que não esclarecemos aqui? Conta pra gente nos comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s