Publicado em Ar-condicionado, Curiosidades

Saiba agora mesmo como funciona o ar-condicionado

Realmente, parece mágica: com alguns toques em um botão ou controle remoto, em poucos minutos o ambiente fica na temperatura desejada, sem sinal de desconforto térmico. Mas o funcionamento do ar-condicionado, na verdade, é bem simples. Aliás, entendê-lo pode nos ajudar a ter uma dimensão dos seus benefícios.

Então, se você já parou para pensar como funciona o ar-condicionado, estamos aqui para lhe responder! Continue lendo e confira tudo sobre o assunto.

Índice:

Como surgiu?

Então, como ele funciona?

  1. O ar é sugado pelo ambiente
  2. O R-22 vira gás
  3. O R-22 volta a ser líquido
  4. O ciclo recomeça

Quais são os benefícios de ter um ar-condicionado em casa?


Ar-condicionado!

Como surgiu?

A invenção do ar-condicionado não é tão recente. O primeiro sistema de condicionamento de ar (como chamado na época) foi concebido em 1902 pelo engenheiro norte-americano Wills Carrer, que tinha apenas 25 anos.

O primeiro local a receber o equipamento foi uma empresa de impressões, em Nova York. Carrer deduziu que conseguiria controlar a temperatura e a umidade se utilizasse dutos artificialmente resfriados — e conseguiu. Obviamente, os aparelhos disponíveis hoje no mercado foram aperfeiçoados, mas o princípio ainda é o mesmo.

Então, como ele funciona?

De certa forma, o ar-condicionado é bem similar a outro equipamento muito popular nas casas: a geladeira. Tanto em um quanto no outro, determinada substância é utilizada para resfriar serpentinas — uma espécie de conjunto de mangueiras — e, com isso, controlar a temperatura do ar.

Para entender melhor esse processo, vamos a um passo a passo.

O ar é sugado pelo ambiente

A partir do momento em que o aparelho é ligado, o ar começa a ser sugado por uma espécie de ventilador. Lá dentro, ele passa ao redor de uma serpentina cheia de R-22, uma substância à base de cloro, flúor e carbono. Essa substância tem uma particularidade curiosa: ela vira gás (ou evapora) a 7 ºC. Para você ter uma ideia de comparação, a água atinge esse estado apenas a 100 ºC.

O R-22 vira gás

Ao receber o ar quente do ambiente, o R-22 aquece rapidamente e se transforma em gás. Em seguida, esse gás é encaminhado para um compressor elétrico, que tem a função de elevar ainda mais a temperatura, aumentando a pressão do gás até que ela atinja 52 ºC. O tradicional barulho de um ar-condicionado em funcionamento é ocasionado justamente pelo compressor.

O R-22 volta a ser líquido

O gás quente entre em outra serpentina, localizada do lado de fora do aparelho, que recebe o nome de condensador. Por estar mais quente que o lado de fora e em alta pressão, o R-22 resfria um pouco até voltar a ser líquido novamente. O ar que sobrou, mais quente, é eliminado do ambiente.

O ciclo recomeça

Ainda em alta pressão, o R-22 líquido passa por uma válvula de expansão, sendo descomprimido e esfriado até os 7 ºC. Nesse ponto, então, o ciclo recomeça.

Quais são os benefícios de ter um ar-condicionado em casa?

Sem dúvida, o principal benefício de contar com um ar-condicionado em casa é o conforto oferecido por esse tipo de equipamento. Afinal, poucas coisas são tão relaxantes quanto usufruir de um ambiente com a temperatura agradável, principalmente em dias de forte calor.

Além disso, um ar-condicionado também é capaz de reduzir a presença de insetos sem a necessidade de inseticidas e ainda ajuda no controle do mofo, uma vez que faz com que a umidade do ar fique em níveis baixos, por conta do processo que explicamos ali em cima.

Enfim, viu como é simples o processo? Apesar disso, as vantagens desse equipamento são claras, ainda mais em países como o nosso. Então, agora que sabe como funciona o ar-condicionado, qual ponto chamou mais sua atenção? Sobrou alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s