Publicado em Ar-condicionado, Cuidados, Dicas, Manutenção

Guia completo do ar-condicionado Split Cassete!

Um dos favoritos dos consumidores quando o assunto é ar-condicionado é o Ar Split Cassete, é um ar diferenciado dos demais por ficar “escondido” no teto.

Preparamos esse texto para que você entenda tudo sobre o ar cassete: quais as suas vantagens? Realmente vale a pena? O ar cassete é fácil de instalar? É tudo o que dizem?

Para matar essas dúvidas leia o nosso guia a seguir.

Índice

Por que instalar o ar cassete?

Vantagens

Desvantagens

Vida útil

Instalação

Capacidade

Manutenção

Como funciona?


COMPARAÇÃO
PISO TETO X HI WALL X CASSETE

Por que instalar o ar cassete?

O ar cassete é indicado para ambientes médios e grandes, por isso ele é muito usado no comércio, em shoppings, empresas e academias, contudo  ele também é indicado para casas com áreas amplas.

E como ele fica no teto não interfere em nada na decoração, caso o design seja um ponto importante, é o ideal.

Vantagens

Ele é extremamente moderno e possui um design que favorece a decoração de qualquer  ambiente em que estiver, seja residencial ou comercial. Como fica no teto, é o modelo mais “camuflado” ao ambiente que existe.saidas-de-ar

Outra vantagem única, é que esse modelo é o único que  refrigera em 360º, porque ele tem quatro saídas de ar, isso permite que ele refrigere de forma mais uniforme o espaço.

Devido a sua tecnologia, possui um sistema de ventilação que mantém o seu funcionamento em silêncio, tornando o clima do ambiente mais agradável e fácil de trabalhar.

Outra função importante, presente na maioria dos aparelhos, é a auto-limpante, que promove a secagem de todos os componentes internos do aparelho, o que evita a proliferação de bactérias e vírus — um dos maiores causadores de doenças respiratórias.

Desvantagens

ar-condicionado-tipo-cassete-com-instalacao

Como é um equipamento embutido no teto, é importante dizer que locais sem gesso não são possíveis de receber o equipamento,pois o aparelho é colocado entre a laje e o gesso e a altura entre esses deve ser maior que a do equipamento em si.

Apesar de ser um dos mais modernos equipamentos, não é muito fácil de efetuar a limpeza do mesmo. Enquanto os demais splits, ACJ´s e portáteis você mesmo consegue retirar os filtros e lavá-los na torneira, o Cassete requer uma mão de obra minimamente qualificada para desparafusar a grelha central e abaixá-la para efetuar a limpeza.

Vida útil

Assim como os demais, o ar-condicionado cassete tem vida útil de 10 a 15 anos, contudo para que ele dure o mínimo e consiga prolongá-la é preciso tomar conta da higienização e garantir a conservação do aparelho e de suas peças.

Instalaçãoinstalação

O ar-condicionado split cassete deve ser instalado apenas por profissionais especializados, por ser um processo complicado já que sua instalação é feita no teto, com a condensadora sendo colocada na parte externa da edificação.

Capacidade

O split cassete, como já foi dito, é ideal para ambientes amplos. E para ter certeza se vale a pena investir no aparelho basta realizar um cálculo simples: o cálculo do BTU do ambiente, para cada 1m2 precisa-se de 650 BTUs, então é só multiplicar a área do cômodo por 650.

A capacidade desse modelo varia entre 18.000 a 60.000 BTUs.

Manutenção

É importante realizar a manutenção não apenas quando o ar der algum problema, faça sempre de forma preventiva. Ela garante a eficácia do produto e ainda pode aumentar a vida útil do mesmo. Existem duas manutenções principais:

1° Processo mais simples: realize a limpeza dos filtros a cada dois meses, envolve um pouco de experiência, por isso não faça sozinho se não souber.

2° Deve ser feita por um técnico: consiste no desmonte do aparelho para limpeza interna, se possível feche contratos anuais de manutenção.

filtros-cuidado

Como funciona?

Ele possui duas unidades, o condensador e o evaporador. A segunda deve ser instalada no teto, seja ele de PVC, isopor ou gesso. Por isso, sua estrutura aparece pouco, tornando a peça quase invisível no ambiente. A outra parte, o condensador, que é o causador do ruído que o aparelho emite, fica no exterior.

O ar-condicionado split cassete funciona sugando o ar de dentro para fora, filtrando-o e, no final, devolvendo-o frio ou quente. Por ele ser fixado no teto, o aparelho consegue absorver com mais facilidade, tanto o ar quente quanto o ar frio. Isso torna mais eficaz a forma como ele distribui o ar pelo ambiente, tornando-o mais uniforme.

Qualquer dúvida que surgir nos procure, estamos à disposição!

Tem interesse em algum ar-condicionado ou precisa de alguma peça? Conheça o site da Total Ar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s