Publicado em Cuidados

Entenda quais são os cuidados necessários com o quarto do bebê

A chegada do bebê transforma não só a vida dos pais, mas também muda a rotina da casa. Com um recém-nascido como morador, a atenção com a limpeza e a segurança do ambiente devem ser redobradas.

Quer saber quais são os cuidados necessários com o quarto do bebê? Preparamos um guia com algumas dicas importantes para você.

Índice:

Iluminação no quarto

Limpeza do ambiente

Segurança na instalação de aparelhos

O conforto

A saúde


Como cuidar do quarto do bebê?

Iluminação no quarto

No primeiro mês de vida, o bebê ainda está se adaptando aos ambientes e sensações. Por isso, acomodá-lo confortavelmente é muito importante. Por exemplo, um quarto com muita claridade pode incomodar e atrapalhar a rotina de sono do neném.

Para diminuir a claridade, uma alternativa é optar por cortinas ou persianas. Elas diminuem a intensidade da luz, criando um quarto aconchegante. Um dispositivo de controle de luminosidade, conhecido como dimmer, é uma aposta moderna e também econômica. Com ele, é possível adequar a iluminação de acordo com a necessidade.

O quarto do bebê deve ter uma iluminação “quente”. A lâmpada de LED, portanto, é outra escolha que alia economia e praticidade. Para criar um ambiente relaxante e aconchegante, o ideal é que a temperatura da cor da lâmpada seja de 2700 K.

Limpeza do ambiente

A limpeza do quarto deve ser feita diariamente, porém, é importante observar o tipo de produto que será usado. Estão proibidos materiais como limpadores com cheiro forte e muitos componentes químicos em sua composição. Lembre-se de fazer a faxina sem o bebê no quarto!

Esse cuidado é necessário pois diminui o risco de reações alérgicas respiratórias ou até mesmo na pele do recém-nascido. Para a limpeza diária, apenas um pano úmido com água é suficiente.

Um novo método de limpeza de ambiente são os condicionadores de ar, que têm filtros de limpeza e funções como desodorização e ionização, melhorando consideravelmente a qualidade do ar no ambiente. É uma ótima escolha para amenizar crises alérgicas, por exemplo.

Segurança na instalação de aparelhos

Alguns papais já pensam na decoração do quarto incluindo aparelhos eletrônicos, como TVs e ventiladores. A instalação deve ser feita pensando primeiramente no bem-estar do bebê e em mantê-lo seguro, evitando fios expostos e suportes acima do berço.

Em termos de segurança, o uso de ar-condicionado para climatizar o quarto é a melhor opção. Ventiladores de teto costumam acumular muita poeira e, além disso, há o risco de as pás se soltarem.

O ar-condicionado de janela e o tipo portátil não são indicados, pois produzem muito ruído. Os modelos split, com condensadora fora do ambiente, são as melhores opções. Além disso, os modelos mais modernos, instalados na parede e, geralmente, ativados por controle remoto, não oferecem riscos como peças soltas. Veja outras vantagens do uso de ar-condicionado a seguir:

O conforto

O quarto do bebê deve ter uma ambientação confortável e silenciosa. É importante ficar atento à temperatura do quarto com o ar-condicionado ligado, para não o deixar frio ou quente demais.

Nesse caso, o ideal está entre 22 °C e 26 °C. Para os pequenos que sofrem de alergia respiratória, o ideal é que a temperatura não fique muito baixa, para não agravar as crises.

A saúde

No quarto do bebê, os pais devem também se preocupar com a limpeza e renovação do ar dentro do ambiente. Em momentos em que o recém-nascido não estiver no quarto, abra as janelas para o local “respirar”. Na hora da sonequinha ou no sono noturno, se for utilizar o ar-condicionado, procure ativar o modo renovação de ar.

Os aparelhos mais modernos, seja no modelo split ou de janela, possuem essa função. Para manter a qualidade do ar com aparelhos mais antigos, procure manter o aparelho e o filtro de ar higienizados constantemente.

As pessoas que vivem em regiões quentes devem pensar no conforto térmico e também em uma dose extra de prevenção contra mosquitos, uma vez que, em regiões onde a temperatura é mais elevada, é mais comum o aparecimento desses insetos em casa.

Melhorar a qualidade de vida da família é também proporcionar conforto aos antigos e mais novos moradores da casa! Essas dicas são para que o quarto do bebê tenha uma estrutura confortável e segura. Queremos saber: qual é a sua dica para cuidar do quarto do bebê? Deixe nos comentários!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s