Todos sabemos que há momentos em que o orçamento pode pesar, e muitos abrem mão de produtos eletrônicos, como o ar-condicionado. Contudo, esse aparelho não tem um consumo tão alto, basta seguir alguns cuidados.
E por isso trouxemos algumas dicas de como poupar energia com alguns aparelhos de casa e como manter o uso adequado do ar.
Índice
Como economizar energia com ar condicionado?
- Troque suas lâmpadas
- Controle o chuveiro
- Tire os aparelhos da tomada
- Use o ambiente a seu favor
- Cuide do seu ar-condicionado:
- Faça a manutenção preventiva do aparelho
- Não desligue o aparelho por pequenos intervalos de tempo
- Lembre-se de não deixar o ar-condicionado ligado na tomada em stand-by
- Certifique-se de que a instalação foi feita corretamente
Como economizar energia com ar condicionado?
- Troque suas lâmpadas
É altamente recomendável que você opte pelas lâmpadas de LED ou fluorescentes, já que as incandescentes são fraquíssimas quando comparadas a elas, além de gastarem muito mais energia, nessa troca a economia podes ser maior que 80%.
- Controle o chuveiro
Além de poupar energia, diminuir o tempo no banho também vai colaborar com a baixa na conta de água. No calor, mude a configuração do chuveiro para o “modo verão”, a economia pode chegar a 30%, e se for viável, opte por modelos a gás.
- Tire os aparelhos da tomada
Os aparelhos, mesmo quando não estão em funcionamento, se mantêm em modo stand-by para que o funcionamento de relógios e sensores continue ativo. Sendo assim, quando não estiverem em uso, não hesite em tirá-los da tomada, eles puxam energia mesmo quando não estão ativos.
- Use o ambiente a seu favor
A iluminação natural é uma grande aliada para não exagerar nos gastos, o uso de cores claras na parede também colaboram para a iluminação sem um grande consumo de energia. E claro, ações menores, como sempre apagar as luzes quando estiver de dia devem ser pontuadas. A atenção a esses detalhes pode conferir um novo perfil de uso de força elétrica.
- Cuide do seu ar-condicionado
Ao contrário do que muitos pensam, o ar-condicionado não consome tanta energia e nem é preciso desligá-lo para economizar.
Mas para que ele se torne um aliado do seu bolso e contra o calor, é preciso tomar alguns cuidados:
1. Faça a manutenção preventiva do aparelho.
A falta de manutenção do ar-condicionado é um dos principais fatores que causam o aumento no consumo de energia, quando não é higienizado com frequência, pode ocorrer um acúmulo de água e impurezas dentro dele e a passagem do ar fica obstruída, fazendo com que o aparelho tenha que gastar mais energia para insuflar ar no ambiente.
2. Não desligue o aparelho por pequenos intervalos de tempo
Algumas pessoas têm o costume de ligar e desligar o aparelho várias vezes durante o dia. Quando ele é desligado, o local volta a ficar na temperatura do ambiente, fazendo com que o aparelho tenha que trabalhar muito mais quando for ligado novamente até chegar à temperatura escolhida, isso aumenta o consumo de energia do aparelho.
E claro,se você utiliza o ar-condicionado apenas durante a noite, não deixe ligado durante o dia e vice-versa.
3. Lembre-se de não deixar o ar-condicionado ligado na tomada em stand-by
Quando o aparelho fica ligado na tomada, mas está em stand-by, ou modo hibernar, ele continua consumindo um pouco de energia, quando as temperaturas estão amenas ou você estiver viajando, sem usar o aparelho, é melhor deixá-lo desligado para garantir que não consuma energia desnecessária.
4. Certifique-se de que a instalação foi feita corretamente
A instalação deve ser feita conforme as instruções do fabricante. Em geral, não é aconselhado utilizar adaptadores de tomada ou extensões para ligar o ar-condicionado, os dutos e fiações devem estar intactos para evitar a dissipação de energia. Por isso, recomendamos que contrate um técnico especializado para fazer a instalação conforme a rede elétrica da edificação.
E lembre-se de que cada ambiente demanda uma potência diferente do ar-condicionado, de acordo com o número de pessoas que usa o local, da quantidade de máquinas ligadas, entre outras características.
Por fim, queremos saber como é a sua experiência com a conta de luz, compartilhe sua opinião sobre quais são os pontos que mais merecem atenção quando falamos sobre esse assunto e conte se você daria mais alguma dica sobre o uso do ar.