Quando a temperatura começa a aumentar a maioria das pessoas procura formas de tornar o ambiente interno mais agradável. Para isso, algumas opções vêm à mente, entre elas o ar-condicionado, o ventilador e o climatizador. Mas, entre os três, você sabe escolher o melhor equipamento?
Se você tem essa dúvida e quer encontrar a alternativa ideal, nós podemos ajudar. Veja agora uma lista de prós e contras de cada um.
Índice
Qual é o melhor?
Vantagens
Ventilador:
- Consome pouca energia elétrica, por isso praticamente não há alterações na fatura de energia.
- Dentre o três é o de preço mais barato.
- Os gastos com a manutenção desse apa
relho também serão mínimos. O sistema de funcionamento dos ventiladores é baseado em apenas um motor elétrico e para consertá-lo basta trocar o motor.
- O ventilador de teto precisa de uma instalação elétrica que passa por dentro da parede, já os modelos portáteis não precisam de instalação.
Ar-condicionado:
- O consumidor pode programar a temperatura desejada, sendo menor ou maior que a do ambiente, e o aparelho irá mantê-la.
- Alguns modelos vêm com purificador de ar, um filtro interno que retira as impurezas do ar antes de soprá-lo para o ambiente.
- Há uma variedade de modelos disponíveis no mercado: os de janela, o modelo split, de teto e os centrais.
Climatizador:
- Geralmente são móveis, não ocupando um lugar fixo na casa e podem ser utilizados em cômodos cujas portas e janelas estejam abertas.
- Não necessita de instalação
Desvantagens
Ventilador:
- Não melhora a temperatura em dias muito quentes.
- Podem ser prejudiciais à saúde das pessoas alérgicas, já que também provoca a circulação da poeira no ambiente. O ventilador de teto, por exemplo, é de difícil limpeza.
- Dependendo do modelo pode fazer muito barulho.
- Os modelos portáteis estão sempre inovando, por isso pode ser difícil a manutenção, já que o motor pode sair de linha, o que levaria a compra de outro.
- Ventilador de parede e teto também são fixos, assim como o ar condicionado.
Ar-condicionado:
- É importante que o ambiente interno esteja fechado, sem troca de ar com o meio externo, em ambientes fechados, existe maior possibilidade de transmissão de vírus, bactérias, etc.
- Em sua maioria necessitam de mão de obra especializada e obras para realizar a instalação, exceto o portátil.
- O uso responsável do ar condicionado poderá torná-lo uma boa opção, caso contrário será apenas uma má compra que no fim do mês lhe aumentará a fatura energética.
- Exige limpeza constante.
- Há peças que vão se desgastando com a própria utilização assim, convém ter atenção durante a escolha de uma marca certificada, pois só dessa forma terá a garantia de assistência qualificada por profissionais ligados às empresas.
Climatizador:
- O climatizador de ar não tem um controle tão absoluto da temperatura do ar inserido no espaço, fazendo com que o aparelho não tenha condições de aplacar por completo o desconforto em situações de calor intenso.
- A velocidade do ar mais baixa e a possível redução de eficiência em climas com umidade do ar superior a 75%.
- Devido à capacidade reduzida, deve ser utilizado em cômodos pequenos, que não recebam calor intenso nem sejam ocupados por muitas pessoas.
Qual é o mais eficiente?
Como o objetivo das pessoas ao comprar um desses equipamentos é resfriar um ambiente, é importante dizer que o ar-condicionado se faz de fato superior, apesar do preço um pouco mais elevado que os demais, em termos de eficiência ele lidera.
Sendo assim, analise suas prioridades e veja com qual equipamento se adequam mais.
E como já foi dito é fundamental que haja atenção na hora da compra, por isso é bom que contar com a Total Ar, uma empresa que está sempre à disposição dos clientes.