Publicado em Cuidados, Dicas

Como melhorar o clima dos ambientes?

Num país tropical como o Brasil, um dos grandes problemas nas residências é conseguir conforto térmico nos ambientes. Então, trouxemos um texto sobre a importância da climatização adequada, dicas de como adequá-la e contra o calor excessivo, e principalmente vamos explicar como usar o ar-condicionado como um aliado.

Índice

Climatização

  1. Respeite o padrão determinado pela Anvisa
  2. Proponha mudanças estratégicas
  3. Fique atento à manutenção

Climatização

A climatização é essencial para nos sentirmos confortáveis com a temperatura interna e garantir o bem-estar das pessoas. A climatização promove a saúde dos espaços e dos moradores, fazendo com que melhore a qualidade e a circulação do ar. E para climatizar a casa de maneira correta, é preciso considerar algumas informações:

  • Entradas de correntes de ar

A posição de janelas e portas influencia diretamente nas trocas de calor, porque promovem a circulação do ar. Geralmente, os cômodos que têm a porta em parede oposta à janela conseguem promover a chamada ventilação cruzada, e são ambientes mais frescos e bem ventilados. Para os quartos, as janelas com venezianas dão um bom resultado durante a noite, porque possibilitam a entrada do ar mesmo quando estão fechadas.

  • Iluminação e materiais

    lampada_led
    Lâmpadas LED economizam energia e não aquecem o ambiente.

As lâmpadas incandescentes, aquelas tradicionais com iluminação mais amarelada, geram calor para produzir luz e trocá-las por LED, que esquentam menos a casa, pode ajudar bastante a controlar a temperatura interna. Pisos frios, como os porcelanatos, que absorvem e refletem menos calor, também contribuem para diminuir o desconforto.

  • Plantas

    planta
    Plantas com folhagem larga melhoram o ar.

Ter plantas em um ambiente faz com que a sensação térmica diminua porque a água restante do processo de fotossíntese é expelida para o local em que ela está.

Então dê preferência às plantas com folhagens maiores e utilize espaços subutilizados em sua casa para a criação de um “espaço verde”.

  • Umidade do ambiente

Umidificar o ar torna a sensação de calor mais suportável. Isso acontece pois, com mais água presente no ambiente, o corpo desidrata menos e para isso espalhe recipientes com água pela casa, lembre-se das plantas também, bem como aquários.

  • Use o ar-condicionado como seu aliado

Com as altas temperaturas, a ventilação natural nem sempre é suficiente para garantir o conforto dos usuários. Por isso, invista em um bom aparelho de ar-condicionado, que também é recomendado para refrigeração de grandes espaços, onde as aberturas de portas e janelas não realizam a circulação adequada do ar.

E para manter uma boa temperatura,principalmente em ambientes corporativos, é simples:

1. Respeite o padrão determinado pela Anvisa

Algumas pessoas são mais sensíveis ao frio que outras, e por isso, há uma resolução da Anvisa que sugere que o ideal para ambientes corporativos é 23ºC, temperatura que se mantém amena e agradável para a maioria. E não há problema em variar um pouco: no frio, pode-se regular o aparelho para até 27ºC e no calor, o limite é 21ºC.

2. Proponha mudanças estratégicas

Sugira mudanças nos lugares! Como já foi dito, algumas pessoas são mais sensíveis às temperaturas. Por isso, aconselhe-as a ficarem distantes do aparelho,  outra mudança que pode ser aconselhada é a roupa.

3. Fique atento à manutenção

Para garantir o bom funcionamento do ar-condicionado, é preciso realizar manutenções constantes para a troca de peças e insumos. Para isso, é fundamental contar com uma empresa confiável que ofereça produtos de qualidade.

É necessário lembrar que regular o eletrodoméstico com consciência não serve apenas para diminuir as reclamações acerca da temperatura do ar-condicionado, mas também para manter um clima confortável para os presentes na sala garante a produtividade e a saúde dos envolvidos.

Gostou? Acompanhe a gente nas redes sociais para ficar atualizado!

Um comentário em “Como melhorar o clima dos ambientes?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s