Num país tropical como o Brasil, um dos grandes problemas nas residências é conseguir conforto térmico nos ambientes. Então, trouxemos um texto sobre a importância da climatização adequada, dicas de como adequá-la e contra o calor excessivo, e principalmente vamos explicar como usar o ar-condicionado como um aliado.
Índice
- Entradas de correntes de ar
- Iluminação e materiais
- Plantas
- Umidade do ambiente
- Use o ar-condicionado como seu aliado
Climatização
A climatização é essencial para nos sentirmos confortáveis com a temperatura interna e garantir o bem-estar das pessoas. A climatização promove a saúde dos espaços e dos moradores, fazendo com que melhore a qualidade e a circulação do ar. E para climatizar a casa de maneira correta, é preciso considerar algumas informações:
-
Entradas de correntes de ar
A posição de janelas e portas influencia diretamente nas trocas de calor, porque promovem a circulação do ar. Geralmente, os cômodos que têm a porta em parede oposta à janela conseguem promover a chamada ventilação cruzada, e são ambientes mais frescos e bem ventilados. Para os quartos, as janelas com venezianas dão um bom resultado durante a noite, porque possibilitam a entrada do ar mesmo quando estão fechadas.
-
Iluminação e materiais
Lâmpadas LED economizam energia e não aquecem o ambiente.
As lâmpadas incandescentes, aquelas tradicionais com iluminação mais amarelada, geram calor para produzir luz e trocá-las por LED, que esquentam menos a casa, pode ajudar bastante a controlar a temperatura interna. Pisos frios, como os porcelanatos, que absorvem e refletem menos calor, também contribuem para diminuir o desconforto.
-
Plantas
Plantas com folhagem larga melhoram o ar.
Ter plantas em um ambiente faz com que a sensação térmica diminua porque a água restante do processo de fotossíntese é expelida para o local em que ela está.
Então dê preferência às plantas com folhagens maiores e utilize espaços subutilizados em sua casa para a criação de um “espaço verde”.
-
Umidade do ambiente
Umidificar o ar torna a sensação de calor mais suportável. Isso acontece pois, com mais água presente no ambiente, o corpo desidrata menos e para isso espalhe recipientes com água pela casa, lembre-se das plantas também, bem como aquários.
-
Use o ar-condicionado como seu aliado
Com as altas temperaturas, a ventilação natural nem sempre é suficiente para garantir o conforto dos usuários. Por isso, invista em um bom aparelho de ar-condicionado, que também é recomendado para refrigeração de grandes espaços, onde as aberturas de portas e janelas não realizam a circulação adequada do ar.
E para manter uma boa temperatura,principalmente em ambientes corporativos, é simples:
1. Respeite o padrão determinado pela Anvisa
Algumas pessoas são mais sensíveis ao frio que outras, e por isso, há uma resolução da Anvisa que sugere que o ideal para ambientes corporativos é 23ºC, temperatura que se mantém amena e agradável para a maioria. E não há problema em variar um pouco: no frio, pode-se regular o aparelho para até 27ºC e no calor, o limite é 21ºC.
2. Proponha mudanças estratégicas
Sugira mudanças nos lugares! Como já foi dito, algumas pessoas são mais sensíveis às temperaturas. Por isso, aconselhe-as a ficarem distantes do aparelho, outra mudança que pode ser aconselhada é a roupa.
3. Fique atento à manutenção
Para garantir o bom funcionamento do ar-condicionado, é preciso realizar manutenções constantes para a troca de peças e insumos. Para isso, é fundamental contar com uma empresa confiável que ofereça produtos de qualidade.
É necessário lembrar que regular o eletrodoméstico com consciência não serve apenas para diminuir as reclamações acerca da temperatura do ar-condicionado, mas também para manter um clima confortável para os presentes na sala garante a produtividade e a saúde dos envolvidos.
Gostou? Acompanhe a gente nas redes sociais para ficar atualizado!
Um comentário em “Como melhorar o clima dos ambientes?”