Publicado em Ar-condicionado

Guia completo do ar-condicionado de Janela!

Os aparelhos de ar-condicionado são essenciais para o alívio do calor nos dias quentes e para a manutenção da qualidade do ar de um ambiente. Assim, é importante escolher um modelo que se ajuste bem às suas necessidades, ponderando entre as opções existentes. Uma alternativa interessante, disponível no mercado, é o ar-condicionado de janela.

Neste post, você vai descobrir todas as informações importantes sobre esse aparelho. Acompanhe!

Índice:

Vantagens

Desvantagens

Mecânico x Eletrônico

Sobre a vida útil

Capacidade

Manutenção

Como é feita a instalação:

Como ele funciona?

O ar-condicionado de Janela vale a pena?

 


Conheça o Ar Condicionado de Janela!

Vantagens

Veja a seguir os benefícios apresentadas pelo ar-condicionado de janela:

  1. Tem menor dimensão e ocupa menos espaço;
  2. Encontrados em 110 e 220v;
  3. É de fácil instalação, não necessita de mão de obra especializada;
  4. Existem duas versões desse ar: manuais (botões) e digitais (controle remoto), proporcionado a melhor escolha;
  5. São mais baratos;
  6. Têm filtros que impedem a proliferação de bactérias e fungos;

Desvantagens

O ar-condicionado de janela tem dois problemas principais: o barulho e o formato.

O modelo ACJ, assim como os portáteis, nada mais é que um condicionador de ar comum split (que são compostos de duas partes, uma interna dentro do quarto e uma externa, na varanda, por exemplo), mas com ambas as partes no mesmo lugar, dentro de um só equipamento. Naturalmente, a parte “barulhenta”, que seria a externa, está bem próxima da área interna do cômodo, e o ruído do equipamento pode atrapalhar os com sono mais leve.

Não é um equipamento muito bonito, com belo design, pois como os edifícios já deixaram os espaços para essas caixas quadradas reservadas, os fabricantes também não tiveram como modernizar / suavizar seus contornos, pois os novos modelos também tinham que ser quadrados.

Mecânico x Eletrônico

Com já citado, o ar-condicionado de Janela tem duas variações o mecânico e o eletrônico, o que as diferencia é a funcionalidade de cada uma.

acj mecO mecânico possui comandos mais básicos que precisam ser alterados manualmente, é um aparelho simples o que o torna prático. Mas é necessário levantar do sofá para alterar a temperatura ou desligá-lo.

janela elet

Já o eletrônico tem um painel digital e responde a mais funções, além disso, possui um controle o que garante mais comodidade. Como os modelos são mais novos têm mais opções como desligar sozinho e alguns podem ser mais econômicos.

Sobre a vida útil

O ar de janela, assim como os demais, tem de 10 a 15 anos de duração. Mas ter alguns cuidados extras ajuda a manter a vida útil do aparelho, por isso guarde o manual de instruções, fique atento às condições do ambiente, não deixe portas e janelas abertas durante o uso do aparelho.

Realize uma boa instalação, conforme manual, para não correr o risco de problemas futuros por conta disso. Além disso, lembre-se de manter a manutenção em dia (limpeza, etc…).

Capacidade

Para escolher o produto adequado, é necessário, entre outros fatores, realizar o cálculo do BTU do ambiente. Esse cálculo é de extrema importância para determinar se seu equipamento tem uma potência necessária, caso contrário ele precisará trabalhar mais do que o normal para garantir o conforto térmico e isso causará maior gasto de energia.

Os modelos de ACJ vão de 7.500 até no máximo 30.000 BTUs e isso faz com que ele seja ótimo para ambientes pequenos, mas não resfria bem grandes ambientes.

Manutenção

É importante realizar a manutenção preventiva de seis em seis meses, para checar o vazamento, por exemplo. A limpeza anual deve ser feita sempre, em um no máximo um ano e seis meses.

E faça a limpeza trimestral dos filtros, é fácil e pode ser feita com água morna e sabão.

Como é feita a instalação:

Para entender como instalar um ar-condicionado de janela, é simples:  você precisará apenas de uma tomada compatível com a voltagem do produto e de um buraco na parede (ou na própria janela) para essa instalação. E é só ligar!

intalação acj

Mas caso a instalação seja na janela, siga esse passo a passo:

Faça isso na parte de baixo dela. Instalando duas mãos francesas, a máquina ficará apoiada na parede, pelo lado de fora.

Alguns profissionais montam um suporte de madeira para o produto. Contudo, aconselhamos que o suporte seja feito de fibra, com no mínimo 2,5 cm de espessura. Isso porque a madeira tem uma durabilidade inferior, deteriorando-se por ação da umidade.

Instale o aparelho entre 1,5 m e 1,8 m de altura do piso e 0,5 m de distância das paredes laterais. Não instale o refrigerador em vigas e pilares, já que isso prejudica a estrutura da edificação.

Para que funcione corretamente, não pode haver obstrução do ar próximo ao aparelho na área externa. Então, certifique-se de que o ar poderá circular normalmente nas aberturas laterais e superiores de produto.

Por fim, faça a instalação deixando uma pequena inclinação para escoamento da água. É recomendável ainda o uso de uma grade de proteção para ajudar a manter a higiene interna do produto e a proteger contra chuvas de granizo e outras intempéries. Porém, ela também não deve impedir a circulação do ar próximo ao aparelho.

Como ele funciona?

O funcionamento dos condicionadores de ar de janela se dá pela absorção do ar externo, que é resfriado por um fluido refrigerante. Inicialmente em estado líquido, esse produto entra em contato com o calor do ar e se transforma em gás. Então, o gás tem sua pressão e sua temperatura aumentadas em um compressor e é mandado a um condensador, onde troca calor com o ambiente e entra em estado líquido novamente.

O ar-condicionado de parede (ou de janela) é composto por duas partes, uma condensadora e outra evaporadora. Ele é compacto e em uma única estrutura realiza a condensação e a evaporação, ao ser instalado sua parte anterior fica voltada para a área externa e a frontal para dentro do recinto.

Dentro dele tem-se o seguinte:

  • um compressor
  • uma válvula de expansão
  • um condensador (do lado de fora)
  • um evaporador (do lado de dentro)
  • dois ventiladores
  • uma unidade de controle.

Os ventiladores sopram ar sobre os trocadores de calor para melhorar a sua capacidade de dissipar calor (para o ar exterior) e frio (para o ambiente ser resfriado).

O ar-condicionado de Janela vale a pena?

Apesar de não possuir tantas funcionalidades, quanto os demais, o ACJ tem um bom custo-benefício, já que é mais barato que os outros modelos, o que o torna acessível, sua instalação é simples. Fique atento às regras de onde mora, para garantir que ele possa ser instalado e se sua capacidade é ideal para o que deseja.

Qualquer dúvida nos procure! Visite nosso site e veja as opções disponíveis!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s