Publicado em Ar-condicionado, Arquitetura, Cuidados, Dicas

Como esconder o ar condicionado?

Na hora da instalação de um ar-condicionado Split, muitas vezes, o maior problema é onde instalar a condensadora seja por questões estéticas ou por questões do imóvel. E por isso, separamos algumas dicas de locais para colocar essa parte do equipamento e também como escondê-la e até torná-la parte da mobília.

Índice:

  1. Varanda
  2. Banheiro
  3. Área de serviço
  4. Escondê-la

Dicas sobre a condensadora:

condensadora-lado-de-fora

Antes de qualquer coisa, é preciso saber que a condensadora é a parte do ar-condicionado que geralmente é instalada do lado de fora porque, além do barulho que faz, é a parte responsável por dissipar o calor, por isso, precisa de lugares ventilados Mas dependendo do imóvel, você pode não conseguir instalá-la na fachada do prédio, por não ser permitido, normalmente isso ocorre em apartamentos ou em construções históricas. É a partir daí que surgem os problemas, acompanhe algumas soluções.

  1. Varanda:

condensadora-varandaA solução mais frequente é instalar na varanda, já que muitos imóveis têm uma pequena varanda ou uma sacada, esse seria o local ideal para a condensadora, já que ela ficaria do lado de fora e não causaria incômodos.

 

  1. Banheiro:banheiro

Caso o imóvel não tenha uma varanda, outra alternativa é colocá-la em um banheiro que não esteja em uso (muito importante). Todavia, o equipamento precisa “soprar” o ar quente para fora sempre em direção a uma janela.

  1. Área de serviço:

Como a área de serviço costuma ser menos movimentada que os demais cômodos da casa, também é uma opção viável, já que dessa forma a condensadora não ficará mais afastada.

  1. Escondê-la:

Muitas vezes a condensadora atrapalha a decoração do imóvel e só ocupa um espaço a mais, pensando nisso uma boa ideia é camuflá-la. Como exemplos, podemos citar:

a) Brise ou caixa de madeiraesconder-condensadora-na-varanda-capa-672x372

Transforme-a em um brise de madeira, que nada mais é que uma caixa de madeira, utilize ripas de madeira e crie uma espécie de “cercadinho” em torno da máquina. A partir daí você pode deixá-la aberta ou, para torná-la útil, coloque uma tampa também de ripas, o que vai possibilitar usá-la como uma mesa ou como banco. Lembre-se que a condensadora não pode ficar totalmente coberta, porque precisa de ventilação, então faça algo prático que além de garantir a ventilação, fique fácil de retirar na hora da manutenção. 

b) Plantas:

Uma forma mais simples de apenas escondê-la é com plantas, coloque vários vasos de plantas, de diferentes tamanhos e formas, ao redor dela, assim você cria uma área verde em casa e ao mesmo tempo a disfarça.

c) Dentro do armário:condensadora-dentro-do-armario

Colocá-la dentro do armário da pia pode ser viável, uma pia externa da casa, dessa maneira ela fica escondida e sem ocupar um espaço a mais no imóvel, mas para funcionar é preciso deixar uma porta aberta ou deixar algum espaço que permita a ventilação.

d) Planejamento:

Uma última dica é planejar os móveis, essa é mais voltada para aqueles que estão se mudando ou reformando a casa, já que não é tão prática. Mas o planejamento dos móveis permite ocultar até mesmo a evaporadora, e garante que a condensadora seja colocada de maneira estratégica no local.

Essas são só algumas formas para integrar a condensadora ao imóvel, mas sempre conte com a ajuda de um instalador com experiência técnica para evitar problemas futuros no funcionamento do seu ar. E analise se o local em que quer colocar é de fato viável tanto para o funcionamento quanto para evitar o barulho.

Gostou?

Qualquer dúvida conte conosco, a Total Ar garante o melhor atendimento a você!

Conheça o nosso site, temos disponível os melhores equipamentos e uma variedade de peças.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s