Se você não conhece muito sobre ar-condicionado, provavelmente não sabe o que é a tecnologia inverter e nem conhece os seus benefícios. Preparamos um texto para você, independente se já sabe ou não tudo sobre ar, que irá demonstrar o que é um ar inverter, quais as suas vantagens, desvantagens, desmistificar algumas informações, qual a importância da tecnologia inverter e o que significa ele ser ecológico. Então fique conosco para ter acesso a esse guia!
Índice:
Para quem o ar inverter é indicado?
Conheça o Ar Inverter!
Para quem é indicado?
Para aqueles que procuram maior conforto de temperatura aliado a muita economia de energia o Split Inverter é o ideal. Porém, se o seu orçamento é mais apertado, talvez o inverter seja mais oneroso a princípio, contudo você terá o retorno do investimento ao longo do tempo devido a redução trazida na conta de luz.
E o ar split inverter é a melhor opção para aqueles que querem um equipamento ecológico.
Vantagens:
- A principal vantagem é a economia de energia que pode ser entre 30% e 60%, dependendo do modelo, marca e da forma de uso;
- O split inverter produz um ruído mínimo, o convencional já produz um ruído pequeno e do inverter é ainda menor;
- A temperatura fica estável, não fica oscilando, por isso evita picos de energia;
- Como o circuito do equipamento não fica desligando e religando quando a temperatura é alterada, esse ar resfria o ambiente mais rapidamente;
- Possui um jato mais suave que os demais;
- Disponível nos modelos (Split): Hi Wall, Cassete, Piso-Teto e Multi-Split;
- E além de ter um alto custo-benefício, também é ecológico devido ao uso de gás refrigerante que não agride a camada de ozônio.
Desvantagens:
- A tecnologia inverter é recente, por isso o ar em questão é mais caro, variando entre 30 a 40% a mais se comparado a um split convencional;
- O sistema não efetua a renovação do ar;
- Está, em sua maioria, apenas disponível em 220V;
- O retorno financeiro com a economia de energia pode demorar mais, se o ar condicionado só for ligado á noite;
- A tecnologia inverter só se aplica ao split, ainda não existem modelos de janela ou portáteis.
Vida útil:
Assim como os demais, o ar inverter tem de 10 a 15 anos de duração. Mas ter alguns cuidados extras ajuda a manter a vida útil do aparelho, por isso guarde o manual de instruções, ele pode ajudar em certos problemas. Sempre limpe os filtros e lembre-se de realizar a manutenção.
Instalação:
O processo de instalação do ar inverter é feito exatamente como o ar split convencional, caso queira se aprofundar nesse procedimento, clique aqui.
Entretanto, algumas dicas básicas são:
1° Sempre procure um técnico especializado para instalar, dessa forma você evita problemas futuros desnecessários;
2° Cheque a rede elétrica antes de realizar a compra do equipamento, alguns podem exigir alimentação de 220V;
3° Já decida o local de instalação;
4° Conheça a estrutura do seu ar, para garantir que poderá colocá-lo em seu imóvel;
5° E garanta que calculou a capacidade ideal, para resfriar adequadamente o espaço.
Manutenção:
É importante não realizar a manutenção apenas quando o ar der algum problema, faça sempre a checagem preventiva. Ela garante a eficácia do produto e ainda pode aumentar a vida útil do mesmo. Apesar de ser algo simples, a do inverter deve ser feita por um técnico.
Como funciona?
Esse ar-condicionado possui uma evaporadora e uma condensadora, o que o diferencia dos demais é a tecnologia inverter que regula o fluxo de energia.
O compressor do equipamento funciona o tempo todo e em baixa rotação, ou seja, ele mantém um funcionamento constante mesmo quando a temperatura é alterada ao invés de precisar desligar e religar novamente. Quando a sala precisa aquecer ou resfriar o próprio aparelho reduz o consumo de energia apenas variando a rotação. Ele também é conhecimento como ECO por utilizar um gás refrigerante ecológico, o R-410A.
O Ar inverter tem ganhado o carisma dos consumidores, nós da TOTAL AR disponibilizamos esses modelos das seguintes marcas: Springer, Midea e Elgin.
Qualquer dúvida entre contato conosco, estaremos atentos!
Obrigado por nos acompanhar!