O mercado da refrigeração tem alta possibilidade de ganho, por isso muitas pessoas fazem curso de instalação e manutenção para ingressarem nessa carreira, geralmente há dois pontos de partida: trabalhar como autônomo ou para uma empresa. Contudo, iniciar nessa área é difícil já que é preciso conquistar os clientes primeiro, pensando nisso preparamos um texto com alguns pontos importantes a se considerar nesse momento.
Índice
- Faça bons cursos
- Mantenha-se informado
- Não foque apenas na instalação de ar condicionado split
- Ganhe experiência
- Monte um negócio de manutenção
- Ofereça garantia aos clientes
- Saiba lidar com pessoas
- Divulgue seu trabalho
Conquiste a confiança dos clientes como instalador de ar condicionado!
1° Faça bons cursos
É muito importante procurar cursos de instalação de ar condicionado com certificação e que sejam conhecidos no mercado, escolas como o Senai oferecem boas oportunidades. Além disso, empresas do setor podem promover cursos e eventos de capacitação já que isso melhora a experiência dos clientes, alguns exemplos são a Daikin e a Elgin.
2°Mantenha-se informado
Sempre se atualize, fique atento aos diferentes cursos disponíveis, participe de Workshops, o mercado passa por inovações, acompanhe! O nível de conhecimento é um diferencial na hora do serviço.
3° Não foque apenas na instalação de ar condicionado split
Abra seu leque, tenha uma especialização, mas não se prenda a apenas um modelo de máquina, saiba o que for possível sobre o mercado, sobre os modelos como VRF, inverter, cassete, multi-split, etc, e também tenha uma noção elétrica.
4° Ganhe experiência
Uma boa maneira de ganhar credibilidade é começar por baixo, trabalhando para uma empresa, assim você pode aprender e adquirir experiência tendo um contato direto com os clientes daquela determinada empresa, aos poucos o seu público vai se formando. Iniciar como ajudante também é uma opção, entrar no mercado com alguém facilita o caminho.
5° Monte um negócio de manutenção
Caso você realmente queira se inserir no mercado como autônomo uma boa dica é desenvolver um pequeno negócio na área, trabalhar com outras pessoas com qualificação semelhante á sua, pode ser um modo para criar uma base nesse meio.
6° Ofereça garantia aos clientes
Não abra mão de realizar um bom trabalho, faça um orçamento justo e garanta que o serviço realizado será de qualidade, use peças de qualidade, originais. Seja honesto com o consumidor, ou seja, não prometa algo que não consegue fazer, isso apenas o prejudicará.
7° Saiba lidar com pessoas
É fundamental criar laços com o seu público, sempre mantenha um comportamento profissional, ouça os clientes e procure ajudá-los, caso você não realize o serviço solicitado indique outros profissionais, desse jeito é estabelecido um relacionamento de confiança.
8° Divulgue seu trabalho
É vital desenvolver uma boa imagem, que transmita o seu conhecimento, por isso procure se cadastrar em bancos de instaladores, em buscadores online, e, claro, usufrua das redes sociais, trate-as como aliadas.
Lembre-se que o crucial é ser uma mão de obra qualificada, independente se for começar como autônomo ou ajudante, o mercado tem muitos desqualificados que visam apenas o ganho fácil, diferencie-se. Cada instalador trabalha de um modo e ganhar a confiança é algo relativo e que exige construção.
E aí gostou? Acha que faltou alguma dica? Ajude-nos a tornar nosso conteúdo melhor.
Tem alguma experiência para contar? Conta pra gente nos comentários!
Qualquer dúvida estamos á disposição.