O equipamento de ar condicionado é um grande aliado contra o calor do Brasil, mas muitas vezes podem ocorrer problemas como o ar parar de gelar, fazer algum barulho incomum, apenas ventilar, vazamento de água, entre outros, e muitas vezes não sabemos o que fazer. Por isso, preparamos um texto com as principais dicas sobre o assunto.
Índice:
- O ar condicionado não gela
- Aparelho vazando água
- Ar condicionado não liga
- O meu ar só ventila
- A máquina está soltando ar quente
Os primeiros pontos a checar são:
a) Limpeza: Visualmente, verifique se os filtros e a turbina estão limpos e, por conseqüência, sem presença de odores indesejáveis.
b)Ligação elétrica: verifique se a corrente está adequada para o modelo. No manual da instalação, é informado a corrente adequada para cada modelo.
c) Gás: Através de um manômetro de pressão, verifique se a pressão do gás está adequada.
d) Ruídos: Verifique se há ruídos no ventilador, motor ou compressor indicando algum mau funcionamento.
e) Código de falhas: Olhe o tipo de erro indicado no painel da evaporadora. Esse código trará a descrição da falha no manual da máquina.
f) Manutenção preventiva: Confira o registro da ultima manutenção realizada. É indicado que se cole uma etiqueta na máquina ou registre em um formulário.
Os problemas mais comuns são:
O ar condicionado não gela:
A temperatura de conforto esperada é de 22°C ± 2°. Pode acontecer de o equipamento não resfriar adequadamente o ambiente, o que pode ser resultado de diferentes fatores, por exemplo, falta de capacidade, ou seja, é um cômodo muito grande e o número de BTUs do seu ar não é suficiente para gelar por igual o espaço, lembre-se: para cada m² é preciso 600 BTUs, podendo aumentar caso o ambiente receba o sol a tarde, quantidade de lâmpadas, equipamentos eletrônicos ou grande quantidade pessoas, saiba mais sobre o cálculo aqui. E garanta que as portas e janelas estão fechadas.
Outra razão para o equipamento não gelar pode ser o acúmulo de sujeira nos filtros, por isso é fundamental realizar a limpeza das peças do seu equipamento.
Aparelho vazando água:
Verifique se o dreno está desobstruído e se o isolamento da tubulação não está danificado. A principal razão para esse defeito costuma ser a instalação inadequada, por isso procure um técnico para reparar o problema.
O ar condicionado não liga:
Primeiro, verifique se a energia está chegando corretamente. Se estiver tudo certo, cheque o fusível.
E ainda, verifique pilhas do controle remoto e tente ligar o ar-condicionado sem o controle remoto, muitas vezes o defeito é com o controle e não com a máquina.
Analise as principais peças, como o compressor, fique atento ao som, porque o mesmo possui um som característico.
O ar só ventila:
Geralmente o problema é alguma peça defeituosa ou falta de força para realizar a partida do compressor.
A máquina está soltando ar quente:
Pode ser um vazamento de gás.
Muitos outros problemas podem aparecer, como: condensação de água e até gelo na evaporadora, o motor ventilador girar devagar, etc. Exatamente por isso, é fundamental chamar um técnico de manutenção, não tente consertar o ar sozinho, pode piorar a situação e estragá-lo de vez.
Esse texto é apenas um guia para facilitar a compreensão básica de funcionamento de um ar condicionado. E até mesmo facilitar a comunicação com o técnico quando solicitar a manutenção.
E aí? Gostou? Saiba mais sobre manutenção aqui!
Visite nossas redes sociais.