Publicado em Ar-condicionado, Curiosidades, Manutenção

Sensor de temperatura e de degelo do ar-condicionado: principais características

O equipamento de ar-condicionado possui diferentes peças para o funcionamento adequado, pensando nisso desenvolvemos um texto para explicar as principais características de dois sensores fundamentais para o bom desempenho do ar. Abordamos ponto como a função, importância e como comprar o sensor de temperatura e o de degelo. Vem ver!

Índice:

Qual a função do sensor de temperatura?

E a função do sensor de degelo?

O que acontece quando um desses sensores falha?

São ligados a qual peça?

Tipos disponíveis

  1. PTC
  2. NTC

Qual a função do sensor de temperatura?

temperatura Esse sensor é a peça responsável pela leitura da temperatura do ambiente interno. Quando o equipamento atinge a temperatura programada, ele envia uma mensagem para desarmar o compressor e quando esse valor varia, outro comando é enviado para religá-lo.

Por exemplo, se o equipamento foi programado para 22°, quando a temperatura alcança esse valor o sensor envia o sinal para desarmar. Caso ela vá para 23°, outro comando é encaminhado e o compressor volta a trabalhar.

E a função do sensor de degelo?degelo

O sensor de degelo, também conhecido como sensor de serpentina ou de tubo, é o dispositivo que monitora a temperatura da serpentina e impede que forme gelo no equipamento.  Ainda é o responsável pela temperatura da tubulação.

Ele atua quando a temperatura está muito baixa a ponto de congelar, nesse momento o sensor manda o compressor desarmar.

  • Ambos funcionam como uma resistência do ar condicionado.

O que acontece quando um desses sensores falha?

Caso o sensor de degelo falhar a serpentina congela, forma uma crosta de gelo e isso impede o funcionamento do equipamento.

Já quando o de temperatura falha é muito comum que a condensadora desligue antes de atingir a temperatura desejada ou fique ligando e desligando.

São ligados a qual peça?placa

Os dois sensores são ligados à placa principal. Contudo, enquanto o sensor de temperatura tem apenas na evaporadora, existem equipamentos que têm o de degelo na condensadora, além de ter na evaporadora.

Na hora da compra é importante saber qual a escala do sensor adequado para o seu ar, por exemplo, a maioria dos equipamentos da Carrier são 10K. Por isso, tenha em mãos o modelo do seu equipamento para informar ao vendedor, dessa forma ele poderá orientá-lo.

Tipos disponíveis:

De degelo: de condensadora e de evaporadora.

De temperatura:

ptc
PTC

PTC: Termistor com coeficiente de temperatura positivo, esse dispositivo tem a resistência alta, e é elevada conforme a temperatura a que está exposto aumenta.

ntc
NTC

NTC: Termistor com coeficiente de temperatura negativo, esse tipo tem a resistência baixa e conforme a temperatura ao seu redor aumenta essa resistência diminui.

Para garantir o funcionamento ideal das peças e consequentemente do seu ar-condicionado é fundamental manter a manutenção em dia. (O indicado é realizá-la de 6 em 6 meses.)

Caso perceba qualquer alteração no desempenho do equipamento procure um técnico credenciado para analisar o problema e sempre compre peças originais! A Total Ar vende produtos originais e se disponibiliza para ajudar os consumidores.

E aí, gostou? Tem algum tópico que não falamos? Conta pra gente!

2 comentários em “Sensor de temperatura e de degelo do ar-condicionado: principais características

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s