Publicado em Ar-condicionado, Cuidados, Dicas

O que você precisa saber antes de comprar um ar-condicionado?

Quando decidimos comprar um ar-condicionado é muito importante levarmos em conta outros fatores além de marcas e preços. Para que o equipamento tenha o funcionamento adequado, sem dor de cabeça para o consumidor, devemos pensar em pontos como modelo, instalação, potência e outros.  A seguir trouxemos um texto com tudo que precisa saber nessa hora!

Índice:

Qual o modelo mais adequado?

Potência do ar-condicionado:

Consumo de energia:

Instalação:

Como escolher a marca do ar condicionado?


Qual o modelo mais adequado?

Os modelos mais comuns em casa são: ACJ, portátil e Split.

acjACJ: por ser um modelo mais antigo e com apenas uma unidade produz mais ruído e gasta mais energia, mas sua instalação é mais simples, sendo necessário apenas colocá-lo em uma janela ou buraco.

portatilPortátil: sua principal vantagem é não precisar de instalação, sem obra alguma, e proporciona certa mobilidade já que vem com rodinhas, contudo é indicado apenas para locais pequenos, pois sua capacidade é inferior.

splitSplit: existem diversos tipos de Split, o mais comum em casa é o Hi Wall, modelos como Piso Teto e Cassete são comerciais e residenciais. Consiste em duas unidades: evaporadora e condensadora (fica na parte externa do imóvel) e por isso é o mais silencioso, entretanto sua instalação exige obras que dependem do tipo escolhido.

Potência do ar-condicionado:

Se a capacidade do ar-condicionado não for proporcional ao tamanho do cômodo o equipamento não vai gelar o suficiente. Quanto maior a capacidade, maior a potência, por isso é importante calcular corretamente se o ideal é uma máquina de 9.000, 12.000, 30.000 ou de mais BTUS, lembre-se que para cada m2 é necessário 600 BTUs, para mais detalhes sobre o cálculo clique aqui.

Consumo de energia:inverter

Ao adquirir um equipamento de ar sabe-se que a conta de luz aumenta, mas alguns aparelhos consomem mais que outros, dependendo do modelo, marca e tecnologia. Analise a opção inverter, que proporciona economia de até 60%, e, mesmo sendo uma máquina mais cara, tem ótimo custo-benefício.

 

Instalação:

  • Local:

esquema-ar-condicionado-splitÉ importante saber como é o espaço disponível para colocar o equipamento, se há disponibilidade para duas unidades, no caso do Split, se o imóvel onde mora for alugado checar se é permitido obras para a instalação, se pode colocar a condensadora na fachada. Garanta que há espaço para manter as unidades arejadas, abafar tanto a evaporadora quanto a condensadora compromete a saída de ar e o equipamento não funciona bem.

  • Custo:

Certifique-se que pode arcar com os gastos da instalação, como já foi dito anteriormente, dependendo do modelo pode ser necessário realizar uma obra, o que consequentemente aumenta o orçamento.

  • Rede elétrica:

A maioria dos condicionadores de ar vendidos atualmente são 220V, alguns são 110V, mas como muitas casas brasileiros têm rede elétrica 110V, cheque isso antes, caso sua casa não seja da voltagem do seu equipamento, talvez seja necessário adequar a sua rede.

Uma dica extra é queinstalação-ar-condicionado-janela se o local onde mora for uma região com um inverno rigoroso pode ser interessante considerar a compra de um aparelho com ciclo reverso, ou seja, com ciclo quente e frio, assim você não precisa se preocupar com um aquecedor.

Como escolher a marca do ar condicionado?

Depois de verificar todos os fatores acima, escolha uma marca confiável, sempre pesquise a sua reputação, qualidade dos produtos, popularidade, vida útil, procure falar com consumidores antigos dessa marca, considere também a manutenção, pode ser necessário repor algumas peças então procure por uma empresa que seja fácil comprá-las no Brasil.

Não olhe apenas o preço de um ar-condicionado, muitas vezes optar pelo mais barato pode trazer prejuízo, então realize uma pesquisa adequada e detalhada para garantir uma boa compra!

A Total Ar trabalha com uma variedade de produtos e alto custo-benefício, entre em contato com a gente. E aí? Surgiu mais alguma dúvida, conta pra gente!

Um comentário em “O que você precisa saber antes de comprar um ar-condicionado?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s