Publicado em Ar-condicionado, Cuidados, Dicas, Manutenção

Quando devo trocar o meu ar condicionado?

A duração de um ar-condicionado depende dos cuidados com ele, alguns fabricantes afirmam que a vida útil do equipamento pode ser de até 20 anos, mas apenas com a devida manutenção, que conta com tarefas simples como manter a limpeza em dia. Contudo, tem ocasiões em que vale a pena trocar o ar ao invés de consertar consertá-lo por mais vezes. Por isso, preparamos um texto com pontos a favor e contra para uma nova compra.

Índice:

  1. O ar condicionado apresenta algum defeito? Com qual frequência?
  2. Há quanto tempo você tem esse equipamento?
  3. O gasto de energia aumentou?
  4. A potência do seu aparelho é boa o suficiente?
  5. Compensa manter o seu ar-condicionado?
  6. Vai mudar de endereço?

como-limpar-ar-condicionadoO ar condicionado apresenta algum defeito? Com qual frequência?

O primeiro ponto a checar é se o aparelho apresenta problemas sempre, se você vive contratando consertos, muito provavelmente chegou a hora de trocar. Coloque na balança os gastos que tem com esses reparos, por exemplo, se a peça estragada for um compressor, pode ser mais viável economicamente um novo equipamento do que a troca do compressor. Mas, contate um técnico antes de tomar a decisão, ele sabe analisar melhor.

Há quanto tempo você tem esse equipamento?

O tempo de uso do aparelho é significativo, porque é a partir dele que temos noção da vida útil que resta e se a tecnologia que ele possui é obsoleta.  Normalmente, não compensa trocar equipamentos usados por pouco tempo, por exemplo cinco anos, dificilmente os erros apresentados por ele são irreversíveis.

O gasto de energia aumentou?

Se o ar-condicionado tem consumido mais energia pode ser a hora de abandoná-lo. Esse aumento significa que o equipamento tem trabalhado mais que o normal para resfriar um ambiente e nem sempre é um defeito, isso pode acontecer após muito tempo de uso.

A potência do seu aparelho é boa o suficiente?

Pode ser que o ar condicionado que você tenha não tem a capacidade adequada para gelar o ambiente em que está, nessa situação há duas opções: comprar um segundo ar com uma potência menor ou então trocá-lo por um mais potente.

12994231566366Compensa manter o seu ar-condicionado?

Atualmente, existem muitos modelos no mercado, inclusive com novas tecnologias, que garantem melhor desempenho e menor custo. Por exemplo, o inverter proporciona uma alta economia de energia, chegando a 60% dependendo do fabricante. Outro aspecto é o nível de ruído, onde os modelos de janela são mais barulhentos do que os Splits. Portanto, trocar o seu equipamento atual pode ser mais vantajoso.Portanto, trocar o seu equipamento atual pode ser mais vantajoso.

Vai mudar de endereço?

Nesse caso lembre-se que há um custo para desinstalar e reinstalar o seu ar. Esse custo pode ser alto, em função do comprimento da linha, posição da condensadora, confecção de dreno e outras variáveis. É preciso considerar a limpeza da máquina antes da sua instalação e a recarga de gás refrigerante.

Em qualquer uma dessas situações, não compre uma máquina antes de consultar um técnico especializado. Ele saberá avaliar os custos de manutenção e ou aquisição de um aparelho novo.
download

Cheque todos os aspectos, ponha na balança os pontos positivos e negativos e coloque a manutenção em dia!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s