Publicado em Ar-condicionado, Cuidados, Curiosidades, Dicas, Manutenção

O meu ar condicionado está fazendo barulho, o que pode ser?

Os equipamentos de ar condicionado como o ar de janela, que têm uma tecnologia mais antiga, costumam fazer emitir mais barulho, principalmente porque tem a condensadora e a evaporadora dentro de uma mesma unidade, então todo o barulho da condensadora fica dentro do ambiente a ser resfriado, enquanto os demais modelos, como o Split tem duas unidades separadas. Além disso, tecnologias mais atuais como os equipamentos Inverter emitem um barulho mínimo, por isso são mais silencioso.

E quando esses modelos começam a fazer muito barulho, pode indicar um problema, pensando nisso, separamos uma lista com algumas situações que podem ser uma da razões desses sons.

Índice

  1. A limpeza do equipamento está em dia?
  2. Falta de manutenção ou alguma peça solta.
  3. A instalação do ar condicionado foi feita inadequadamente.
  4. Problema das grades frontais.
  5. Vazamento do gás refrigerante.
  6. Algo preso na entrada do ar.

1. A limpeza do equipamento está em dia?

O acúmulo de sujeira dentro do aparelho, principalmente nos filtros, pode obstruir as turbinas ou alguma parte do equipamento, isso irá dificultar a saída de ar e consequentemente sobrecarregá-lo. O barulho vai ser resultado do maior esforço do ar condicionado para funcionar, nesse caso é importante checar a situação dos filtros (você mesmo pode limpá-los) e se a limpeza técnica foi realizada recentemente. Se isso não resolver, procure um técnico. manutenção-min

2. Falta de manutenção ou alguma peça solta.

Se o ar condicionado não recebe uma manutenção regular, a chance de problemas são muitos altas. Pode acontecer de ter alguma peça solta, como um suporte de motor, grades, eixos ou turbinas. Então é necessário a avaliação de um especialista para realizar o ajuste ou a troca de algum componente.

download3. A instalação do ar condicionado foi feita inadequadamente.

Normalmente, quando isso acontece, o barulho aparece dias após a instalação do equipamento, pode se assemelhar a uma vibração intensa ou uma peça pode estar no lugar errado. Procure o instalador que realizou o serviço e mostre a ele o problema. 

4. Problema das grades frontais.

A remoção dos filtros para a limpeza e posteriormente o encaixe indevido, pode danificar ou deixar as grades frontais fora do lugar. Portanto, retire e recoloque os filtros com bastante atenção para encaixá-los perfeitamente e se o barulho persistir recorra a um técnico.

5. Vazamento do gás refrigerante.

Normalmente, o fluido refrigerante pode vazar devido a falta de manutenção ou a instalação errônea, se essa for a razão, o barulho começa quando o compressor dá a partida. Por isso, não há nada que você possa fazer sem conhecimento técnico.

6. Algo preso na entrada do ar.

Essa situação é muito rara, mas há a possibilidade de acontecer, algum material, um objeto, pedaços de papel ou plásticos se prendem nas aletas e consequentemente causam interferência, sendo assim, a resolução é simples: basta uma inspeção visual nas saídas de ar.ar-condicionado_1-750x500-750x410-min

É importante ressaltar, que há vários motivos, além dos já citados, para deixar o ar condicionado com barulho exagerado.  Tais como a falta de lubrificação dos motores, erro no motor da turbina ou na carenagem de chapa metálica. 

A unidade externa do equipamento é parte mais barulhenta e com o tempo de uso, os ruídos podem aumentar muito. Não se deve esquecer dos calços de borracha, que além da preservação do equipamento, evitam barulhos de vibração do conjunto com a superfície de apoio.

E lembre-se: todos os equipamentos emitem ruídos, afinal dentro deles há motores, compressores e várias outras peças trabalhando. Mas são barulhos bem sutis e não costumam trazer incômodo para o usuário. Se realmente for um barulho anormal, cheque se o básico está em dia, como a manutenção. 

Procure sempre um profissional especializado e credenciado pelo fabricante, pois só assim você garante que seu equipamento está funcionando adequadamente livre de barulhos indesejáveis.

E aí, sentiu falta de alguma situação? Conta pra gente, estamos a sua disposição! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s