Ao decidir instalar um ar-condicionado, uma dúvida comum pode surgir: o que é BTU? Você com certeza vai se deparar com essa unidade. Mas o que ela é? Para que serve e como calculá-la?
Neste texto, você vai entender o que é BTU e poderá não só tirar suas dúvidas como também aprender a calcular a quantidade necessária para o ar-condicionado do seu ambiente. Vamos lá?
Índice:
Qual a importância do cálculo?
Quais fatores influenciam esse cálculo?
O que é BTU?
BTU significa British Thermal Unit, ou seja, Unidade Térmica Britânica. É uma unidade que determina a capacidade e a potência de refrigeração de um aparelho de ar-condicionado.
Em outras palavras, é a quantidade de ar frio necessária para diminuir em 0,56°C a temperatura de 500ml de água. Ele é influenciado pela metragem quadrada do ambiente onde o ar-condicionado será instalado, além de outros fatores.
Para que serve?
Essa unidade serve para calcularmos corretamente a quantidade de refrigeração que o ambiente precisa. Assim, você poderá economizar com a máquina adquirida, além de garantir que ela funcione de maneira adequada no local.
Entendendo sobre BTU, você poderá calcular de maneira assertiva a potência necessária para o ar-condicionado. Assim, pode-se garantir o conforto térmico do ambiente, conservando o aparelho por mais tempo e melhorando a qualidade do ar.
Qual a importância do cálculo?
Calcular corretamente a quantidade de BTUs ajudará você a comprar o aparelho certo para o ambiente. Caso o modelo adquirido tenha uma potência inferior à necessária, o ar-condicionado vai precisar trabalhar excessivamente para resfriar o cômodo.
Isso faz com que o seu consumo de energia seja bem maior. Fora disso, quando o ar-condicionado é exigido além de sua capacidade, ele será danificado mais rápido, fazendo com que precise de mais manutenção e diminuindo sua vida útil.
Após calcular, é preciso escolher um equipamento com a quantidade mais próxima do resultado encontrado, garantindo assim a sua eficiência.
Quais fatores influenciam esse cálculo?
Para fazer o cálculo é preciso entender quais fatores influenciam na quantidade de BTUs. O primeiro deles é a metragem quadrada do ambiente. Sendo assim, quanto maior a área do cômodo, mais potência o aparelho precisará ter para resfriá-lo e maior a quantidade.
Outros fatores que influenciam o cálculo são: a quantidade de pessoas que são usuárias do ambiente, o número de equipamentos ou máquinas que geram calor (tais como televisão, geladeira, fogão, impressora, etc.) e a insolação. Dessa maneira, quando há alta incidência do sol, principalmente durante a tarde (quando as temperaturas são mais altas), o ar-condicionado precisará ser mais potente.
Como ele é feito?
Em um ambiente de baixa insolação, você deve calcular 600 BTUs por metro quadrado, e mais 600 para cada pessoa e equipamento. Já em um ambiente com alta incidência solar, esse valor deverá subir para 800 BTUs.
Considere um ambiente com baixa insolação, de 10m2, utilizado por 3 pessoas, contendo uma televisão. Você não precisa contar a primeira pessoa, então o cálculo seria 600 x 10 m2 + 600 x 2 pessoas + 600 x 1 TV, chegando ao resultado de 7800 BTUs mínimos para esse cômodo.
Por outro lado, considerando o mesmo cômodo, com uma alta insolação, o calculo com 800 BTUs chegaria ao resultado de 10400 BTUs, no mínimo.
Neste texto, nós explicamos o que é BTU e agora você já sabe que o cálculo é bem simples. Mas qualquer dúvida entre em contato e nós o ajudaremos!
13 comentários em “Descubra o que é BTU e aprenda a calculá-lo de forma simples”