Ao comprar um ar condicionado, é fundamental realizar uma pesquisa antes da compra, afinal é um investimento relativamente alto. Pontos como: capacidade, modelo e gastos com instalação devem ser analisados. Além disso, outro fator fundamental é o consumo de energia, mostrado pelo Selo Procel de Economia de Energia.
Índice:
Como funciona o Selo de Economia de Energia?
O que é o Selo Procel?
Criado pelo Governo Federal em 1993, de acordo com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, esse selo é a certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) da eficiência energética e uma forma simples para os consumidores identificarem quais são os equipamentos com melhor eficiência energética.
Como funciona o Selo de Economia de Energia?
Todos os produtos que têm o selo, são testados e aprovados por laboratórios habilitados pela Eletrobrás. Os equipamentos são classificados de acordo com uma escala que vai de A a E, sendo o A mais eficiente e o E com menor eficiência. Essa classificação é a relação entre o resultado do funcionamento do aparelho e o gasto de energia necessário. No caso do ar condicionado, quanto menor o tempo para climatizar e menor o consumo de energia, maior será a sua eficiência.
Como interpretar o Selo?
Contém as seguintes informações:

Modelo do aparelho;
Fabricante;
Marca;
Tensão;
Classificação Energética, representada pela letra;
Valor do consumo de energia em KWh/ mês;
Consumo em modo stand-by, ou seja, desligado, mas na tomada;
Qual a importância do selo procel?
O Selo é muito importante em longo prazo, já que a economia de energia durante do tempo de uso é bem grande.
Para acessar a tabela com todos os equipamentos contemplados com o Selo Procel de Economia de Energia clique aqui.
Tem alguma dúvida que não falamos no texto? Conta pra gente! Estamos a seu dispor.