O sistema de refrigeração pode ajudar na qualidade do ar em um ambiente fechado. Além de manter a temperatura desejada, ele ajuda a filtrar as impurezas, o que evita a proliferação de fungos e bactérias.
Índice:
- Temperatura:
- Limpeza dos filtros:
- Renovação do ar:
- Manutenção regular:
- Mas como é a análise da qualidade do ar em ambientes climatizados?
Porém, a qualidade do ar depende de alguns fatores:
Temperatura:
A temperatura do ambiente interfere diretamente no conforto e disposição do corpo humano, por isso o ideal, é sempre manter o clima entre 21° e 23°C, que é considerada a Temperatura de Conforto humano, preconizada pela OMS. Assim, evita-se o choque térmico e as pessoas tendem a ficar mais focadas, esse valor deve ser mantido independente da temperatura externa. Nessa temperatura, as pessoas irão se sentir mais confortáveis e mais dispostas a permanecer neste ambiente.
Limpeza dos filtros:

A limpeza frequente dos filtros é fundamental para que a sujeira não fique acumulada, dessa forma, o ar flui livremente e diminui os riscos de problemas de saúde, como alergias.
Renovação de Ar:
Para ambientes com concentração de pessoas, é fundamental que se faça a renovação forçada de ar. Pode se utilizar ventiladores e exaustores, além de dutos e sistemas extras de filtragem, o que irá garantir sempre que o ar interno seja renovado com o ar externo numa taxa devidamente calculada em projetos.
Manutenção regular:

As regras de manutenção, determinadas pelos fabricantes, têm o objetivo de manter a qualidade do ar climatizado e uma maior durabilidade do equipamento. É importante que seja feita sempre por técnicos especializados. Saiba mais sobre essas regras, clicando aqui.
Mas como é a análise da qualidade do ar em ambientes climatizados?
É indicado realizar uma análise semestral do ar. Os critérios observados são:
- Identificações dos fungos, para verificar se são patogênicos (não é permitido);
- Nível de CO2;
- Temperatura;
- Umidade e velocidade do ar;
- Poeira presente;
- Presença de substâncias tóxicas à saúde.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a gente!