Publicado em Ar-condicionado, Cuidados, Dicas, Manutenção

Quais fatores podem diminuir o consumo de energia do ar condicionado?

Quando instalamos um ar condicionado é normal que os gastos com energia aumentem. Contudo, se esse gasto estiver muito alto, pode ser que tenha algo errado, como o produto ou a instalação. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem reduzir o consumo de energia.

Índice:

  1. Certifique-se que o modelo tenha o Selo Procel de Economia de Energia
  2. Instale a condensadora em um local arejado
  3. Calcule corretamente a capacidade do ar condicionado
  4. Escolha o melhor modelo para o ambiente
  5. Usufrua de tecnologias que ajudam na economia
  6. Algumas dicas básicas com o ar condicionado no cotidiano

1- Certifique-se que o modelo tenha o Selo Procel de Economia de Energia

procelO Selo Procel varia de A (excelente) a E (ruim) e é a classificação do Inmetro que assegura a eficácia energética do equipamento medida pelo CEE, Coeficiente de Eficiência Energética. Mostra a relação entre o consumo de energia e o funcionamento do aparelho, ou seja, um consumo menor e menos tempo para resfriar o ambiente significa maior eficiência. Dessa forma, há a identificação dos produtos mais econômicos. 

2- Instale a condensadora em um local arejadoinstalação-de-ar-condicionado

O local de instalação da unidade externa deve ter a circulação de ar livre. Como a condensadora realiza a troca de calor, não pode ficar enclausurada, porque assim não consegue fazer essa troca e consequentemente forçará o motor e consumir mais energia. O modelo de janela funciona de forma parecida, por isso não deve-se obstruir as saídas de ar do equipamento.

3- Calcule corretamente a capacidade do ar condicionado

É de suma importância comprar um equipamento com a quantidade de BTUs de acordo com o tamanho do ambiente. É um cálculo simples (clique aqui para saber mais) e é por meio dele, que garantimos a refrigeração adequada do local. Cada espaço pede uma capacidade que varia de acordo com a sua área e outros fatores como a insolação, número de equipamentos eletrônicos e número de pessoas no lugar.

Por exemplo, um ar condicionado de 12.000 BTUs não consegue resfriar uma área de 30m2, mas um de 18.000 BTUs já é apropriado.

4- Escolha o melhor modelo para o ambiente

Outro ponto fundamental é o modelo do equipamento a escolher, há uma variedade disponível no mercado, como ACJ, Split e o Portátil. Modelos como o Portátil, ACJ e Hi Wall são mais indicados para residências. Enquanto os modelos Split Cassete e Piso-Teto são mais comerciais. Se quiser saber mais sobre os modelos disponíveis no mercado, clique aqui.funções

5- Usufrua de tecnologias que ajudam na economia

A melhor forma de economizar é usufruir da tecnologia voltada para esse objetivo, o consumo de energia do ar condicionado Inverter é bem menor, por isso traz uma economia muito vantajosa em ambientes em que o equipamento fica ligado o dia todo, um ar condicionado inverter pode proporcionar de 40 a 60% de economia, nos dias mais quentes e com maior uso do equipamento. 

Além disso, há funções que estão disponíveis no equipamento convencional, como a Sleep que regula a temperatura a noite,e o Timer,que programa quando o ar deve trabalhar mais intensamente e desligar.cortinas

6- Algumas dicas básicas com o ar condicionado no cotidiano são:

  • Evite programar temperaturas extremas no equipamento, essas temperaturas exigem mais força do motor para alcançá-las e mantê-las, por isso ele consome mais. 
  • Não ligue e desligue o aparelho muitas vezes ao dia, se for sair por alguns minutos, deixe-o ligado, o consumo será menor que o esforço para ligá-lo de novo, já em períodos longos fora de casa, mantenha-o desligado. 
  • Os filtros devem estar sempre limpos, mesmo no inverno, quando o uso é com menor frequência. A sujeira acumulada atrapalha a circulação do ar e também aumenta o consumo de energia.
  • Muita incidência solar também requer mais esforço da máquina e uma alternativa é usar cortinas nos horários em que há mais sol no ambiente.
  • Mantenha as janelas e portas sempre fechadas, dessa forma você impede que o ar climatizado escape e o equipamento não precisa resfriar novamente.

É importante ressaltar que caso o equipamento tenha um consumo exorbitante de energia, pode indicar algum defeito. O ideal é ter a manutenção em dia e procurar um técnico especializado. 

E aí? Tem alguma dúvida? Fale com a gente, estamos a disposição. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s