Publicado em Ar-condicionado, Curiosidades

Tipos de ar-condicionado do mercado

Vivemos em um país tropical e, por isso, o ar-condicionado, tem forte potencial como aliado dos brasileiros. Contudo, na hora da compra, é possível encontrar vários modelos de ar-condicionado, criando certa confusão. Por isso, preparamos esse guia com os diversos modelos e funcionalidades dos aparelhos de ar-condicionado.

Índice:

Tipos de ar-condicionado:

1. Ar condicionado de janela 

a.eletrônico

b.mecânico

2. Ar condicionado Split

a.Split cassete

b. Split dutado (Built in)

c. Split hi-wall

d. Multi split

e. Split piso-teto

f. Split window

3.Portátil


Ar-condicionados disponíveis!

Antes de comprar um ar-condicionado, é importante ter em mãos as dimensões do cômodo que receberá o aparelho. A medida do ambiente interfere diretamente na compra porque é com base nela que se escolhe o mínimo de BTUs que o aparelho deve ter. Com base nessa capacidade, estaremos aptos a começar a escolher o melhor ar condicionado para seu ambiente.

Tipos de ar-condicionado:

  1. Ar-condicionado janela
  2. Ar-condicionado split
  3. Ar-condicionado portátil

Ar condicionado de Janela

modelo janela é facilmente encontrado no mercado, para ser instalado, precisa de um buraco na parede ou janela do tamanho do equipamento. O seu custo costuma ser menor que o dos concorrentes e, por isso, é a escolha de muita gente. Por ter uma limitação de capacidade, costuma ser utilizado como ar condicionado residencial.  Ele é encontrado em dois modelos diferentes:

Modelo eletrônico: apesar de mais caro que o mecânico, possui painel digital, controle remoto e termostato.

Modelo mecânico: não possui controle remoto, costuma ser o ar condicionado mais barato do mercado, também entre todos os tipos.

Ar condicionado Split

A instalação desse modelo, e de todas as suas peças, deve ser feita com a ajuda de um profissional para o funcionamento correto.

Por ter duas partes separadas (evaporadora e condensadora) é bastante versátil e adaptável a qualquer ambiente, ao todo, são oito modelos diferentes:

Split cassete: possui quatro vias de saída do ar, é instalado diretamente no teto e tem uma excelente distribuição de ar. Costuma ser instalado em salas comerciais e residenciais.

Split dutado(Built in): oferece boa distribuição de ar por um sistema único de estrutura em dutos. Apesar de ser eficiente não permite a regulagem da temperatura em diferentes ambientes.

Split hi-wall: é o mais silencioso de todos, e a sua instalação se dá na parede, mais utilizado nos quartos e salas de apartamentos.

Multi split: similar ao modelo hi-wall, se diferencia pelo fato de ter duas ou mais evaporadoras com apenas uma condensadora, ideal para climatizar mais de um ambiente.

Split piso-teto: esse modelo pode ser instalado no piso ou no teto, quando instalado no piso, o ar-condicionado torna-se um volume a mais no ambiente. Pelo tamanho, não  é muito indicado para casas e residências

Split window: mistura os modelos split e janela. A sua condensadora é instalada nos espaços abertos já existentes na parede, onde antes ficava o ar de janela, ou pode ser isolada na área externa.

Portátil

O modelo portátil é um dos tipos de ar-condicionado mais práticos que existem, por ser de fácil transporte, é uma ótima opção para pessoas que moram em local alugado, já que a sua utilização dispensa intervenção em paredes, janelas ou área externa.

Durante a utilização, ele acumula água em um reservatório próprio e pode desligar automaticamente ao atingir a capacidade máxima. Uma dica para escoar a água acumulada, evitando que o aparelho desligue, é adaptar a mangueira para uma saída como ralos ou outro recipiente.

Agora munido de informações, é possível identificar o modelo que precisa, e começar a procurar a melhor marca e melhores preços.

Como são vários os tipos de ar-condicionado disponíveis no mercado, a escolha deve ser feita com bastante atenção, para que o aparelho possa trabalhar de forma a atender a necessidade do ambiente. Para saber qual deles é o melhor para a sua demanda, entre em contato conosco ou então clique aqui!

Deixe um comentário