Publicado em Ar-condicionado

O que é o sistema Split?

O Ar Condicionado Split é uma ótima para qualquer situação, devido a sua variedade de modelos podemos escolher o melhor para cada ambiente. Nesse texto, explicaremos o que é um ar com sistema split e o que os diferencia dos demais, dando dicas gerais de instalação.

Índice

O que é?

Vantagens

Como funciona?

Instalação

  1. Local de instalação
  2. Rede elétrica do local

Conheça o ar Split!

O que é?

O termo split, “separado” em inglês, é usado para indicar que os equipamentos de ar-condicionado são constituídos de 02 duas partes separadas, uma interna (evaporadora) e outra externa (condensadora).

Antes dessa tecnologia “split”, os equipamentos tinham ambas as partes juntas em uma só, o chamado de Ar de Janela atualmente.

Quanto aos splits, existem vários tipos onde, os principais, estão listados abaixo:O que é.png

Etc…

Vantagens

Como o ar-condicionado split tem uma das tecnologias mais modernas, a sua parte de maior ruído fica externa, por isso ele é silencioso, praticamente não emite nenhum som.

Enquanto as outras unidades, como a ACJ, têm uma limitação de tamanho, já que não podemos utilizar grandes espaços dentro das casas / escritórios para colocá-los, logo, temos uma limitação de capacidade, pois capacidade e tamanho são diretamente proporcionais nestes casos (quanto maior, maior a capacidade). Portanto, para grandes espaços a serem refrigerados, maior a tendência de se usar Split, pois os demais não conseguem a mesma eficácia.bonitoo

Um outro ponto é que o modelo Split tem um design mais apresentável que os demais, ele não ocupará espaço e pode ser adequado á decoração do cômodo, sem contar que atualmente também existem modelos espelhados.

Como funciona?

Esse aparelho compõe-se de dois equipamentos conectados por tubulações constituídas de cobre: as unidades condensadoras e evaporadoras.

O componente interno, a unidade evaporadora, absorve o calor do ambiente interno e o libera no externo. A umidade gerada nessa troca é escoada por um dreno ligado ao equipamento e um ralo ou tubulação previamente instalados. O local de instalação dependerá do modelo escolhido.

Já o elemento externo, a unidade condensadora, que é responsável por liberar o calor obtido na parte interna, é composta em sua maioria por um compressor, que é responsável por circular todo o gás e liquido do sistema,  e turbinas para agilizar a troca de calor com o ambiente. Ela deve ser fixada na parte externa do ambiente e sua distância varia conforme o fabricante.

Instalação Como funciona

É bom ressaltar, que a presença de um técnico é imprescindível. Além disso, antes da instalação, é necessário calcular as variáveis que determinarão o calor total gerado no lugar. Por isso, defina o número de pessoas que utilizam o espaço, a orientação do sol, a presença de janelas e outros fatores

Para ter uma rápida ideia da capacidade do ar condicionado a comprar, multiplique a área do seu cômodo por 650 btus.  Ache o modelo que mais se aproxima desse número, e se necessário for, instale mais de uma máquina se o valor for muito alto. Por exemplo, se o cálculo der mais de 90.000 Btus, instale duas de 48000 Btus cada.

Essencialmente, é indicado que sejam posicionados na parte superior da parede ou no próprio teto (dependendo do modelo) e o mais centralizado possível, para abranger a maior área, seja residencial ou comercial. Caso seja necessário, pode-se utilizar mais de uma unidade evaporadora para apenas uma condensadora.

Local da instalação

Sabemos que as partes externa e interna são interligadas por uma tubulação. Portanto, evite que interfira no encanamento de água, esgoto e na rede elétrica. Além disso, não instale o ar-condicionado split em paredes com iluminação solar direta, pois é provável que sobrecarregue o equipamento.

Aplicá-la em um local de fácil acesso, descomplica na hora de realizar a manutenção, considerando que esse serviço deve ser feito de tempos em tempos. Outra dica é manter os dois componentes mais próximos possíveis, já que isso contribui com a redução de gastos.

Coloque a condensadora em local aberto, onde ela possa emanar o calor, ambientes confinados não servem, pois a maquina não dispersará  o calor, o que a fará trabalhar continuamente, até provavelmente queimar seu compressor.

Rede elétrica do local

Como o modelo de refrigeração split exige uma alimentação de 220 volts, é primordial verificar se as redes elétricas da casa ou do escritório fornecem essa tensão. Caso não tenham, peça uma alteração à distribuidora de energia da sua cidade.

Como há diversas variações do ar split, detalhamos cada um individualmente em outros textos. Dessa forma você pode garantir qual split é o ideal para você e o seu custo-benefício.

Sempre que precisar de uma empresa de ar-condicionado confiável procure a Total Ar, estamos à disposição.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s