Publicado em Cuidados, Dicas

Como identificar o ar- condicionado ideal para cada ambiente?

Em um país como o Brasil, marcado por temperaturas elevadas, o controle de temperatura é muito importante.  E cada local tem necessidades diferentes de climatização, em ambientes com grande movimentação de pessoas, como shoppings, empresas e indústrias, a temperatura pode influenciar na produtividade. Já em lugares pequenos ou mesmo em residências o clima interfere diretamente no conforto.

Por isso, é fundamental um conhecimento prévio para não adquirir um aparelho incapaz de atender as exigências necessárias, e como existem diferentes modelos no mercado, aspectos como: tamanhos das salas, capacidade de ocupação, atividades desempenhadas e incidência de sol, devem ser verificadas.

Índice:


Como saber qual o melhor ar ?

  • Analise as características do local

A climatização de áreas maiores ou com fluxo intenso de pessoas é bem mais exigente do que a de um cômodo residencial. Um modelo perfeito para um quarto pode não fazer nenhum efeito em uma fábrica. É preciso considerar também a incidência solar, se há incidência direta ou não, quantas janelas o cômodo possui, pois além do aquecimento do lugar, pode esquentar o equipamento e isso pode alterar seu desempenho.

  • Saiba avaliar a quantidade de BTUs

A sigla BTU vem do inglês British Thermal Unit, que  quer dizer Unidade Térmica Britânica e trata-se de uma medição da potência de refrigeração de cada aparelho. Especialistas orientam algo que gire entre 600 e 800 BTUs por metro quadrado. Além disso, recomenda-se adicionar 600 BTUs a cada pessoa adicional que frequente o espaço.

  • Procure sobre a marca escolhida

Tem credibilidade? Quais são as garantias do pós-venda? Tem a opção de garantia estendida? A marca é conhecida?  Caso aconteça algum imprevisto, terei peças para a reposição à disposição?

A internet facilita essa pesquisa, há sites específicos de reclamações, assim como fóruns voltados para cada segmento. Consulte o site da marca e analise a garantia do produto, que é vital no caso de produtos caros ou de uso prolongado, como o ar-condicionado. E optar por marcas conhecidas pode assegurar que você sempre encontre peças de reposição.

  • Encontre o lugar apropriado para comprar o aparelho

Escolha uma empresa que esteja disponível para o consumidor, que preze pela satisfação dos clientes. Ter um bom atendimento, com funcionários bem qualificados facilita o processo desde a compra até a instalação, a exemplo da Totalar.

  • Se informe sobre a instalação

Saiba sobre as condições e os custos de instalação, por exemplo, antes de comprar um modelo de parede, você precisa ter a certeza de que a sua colocação não é proibida, alguns complexos de apartamentos e prédios de escritórios podem vetar a unidade externa, e sempre pense quanto poderá ser investido para tal.

Modelo de ar x ambiente

Split piso teto: é adaptável a qualquer ambiente comercial, especialmente os que contam com grandes salões, como restaurantes ou escritórios.

Split cassete: tem uma distribuição centralizada em grandes ambientes e pelo baixíssimo ruído tem a possibilidade de utilização nos chamados open offices.

Ar-condicionado portátil: tem a vantagem de poderem ser deslocados, mas para que trabalhe adequadamente, o ideal é que a saída de ar quente do aparelho esteja próxima a uma janela ou porta aberta, como escritórios e locais corporativos geralmente são fechados, não é uma boa opção.

Ar-condicionado de janela: são adequados apenas para climatizar ambientes pequenos e de curta permanência, uma vez que a tecnologia é antiga e defasada, leva a um consumo energético muito alto e a um ruído excessivo.

Não abra mão de ajuda especializada

Se você ainda não se sente completamente seguro para escolher ar-condicionado para grandes ambientes, a melhor ideia é contar com o auxílio de uma empresa especializada no segmento. Qualquer dúvida entre em contato conosco!

Um comentário em “Como identificar o ar- condicionado ideal para cada ambiente?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s